Canela,

10 de dezembro de 2024

Anuncie

8° Gramado in Concert encerra sábado com concerto da Orquestra do Festival

Compartilhe:

O 8° Gramado in Concert está repleto de atrações até o próximo sábado (19). O momento ápice do evento será o concerto da Orquestra Sinfônica do Festival, que será realizado sábado, às 20h, na Sociedade Recreio Gramadense. Além do grande concerto final, a programação está repleta de atrações na Sociedade Recreio Gramadense, na Vila do Vinho, que está instalada na Praça das Etnias, na Igreja do Relógio e no Vita Boulevard. Todas as apresentações espalhadas pela cidade são gratuitas.

ENCERRAMENTO
Sob a regência do maestro Linus Lerner, os 90 alunos que formam a Orquestra do Festival apresentam o resultado das práticas recebidas e ensaiadas com determinação durante toda a semana. No concerto, poderão ser ouvidas a “Abertura do Festival Acadêmico”, de Johannes Brahms, em alusão aos seus 125 anos de morte; “O Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky, em homenagem aos 140 anos de seu nascimento; e as “Danças Polovtsianas”, de Alexander Borodin, em alusão aos 135 anos de sua morte. Também será apresentado o “Concertino para Fagote e Orquestra”, de Francisco Mignone com solo de Aloysio Fagerlande, “La Madremonte”, de Gilson Santos com solo de Flávio Gabriel, e o “Concerto No.1b para Saxofone” do compositor e solista Douglas Braga. “Tivemos e continuamos tendo uma semana intensa de ensaios. Estamos fazendo obras bastante complexas, principalmente o Pássaro de Fogo. É um desafio para os alunos. Além de obras maravilhosas, teremos professores tocando conosco”, resume Linus Lerner, elogiando a empolgação dos alunos nos ensaios.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

BIG BAND
Outro momento importante da programação será a apresentação da Big Band do Festival, que ocorre sábado, às 22h, no Vita Boulevard. Com trompetes, trombones, saxofones, contrabaixo, guitarra, piano e percussão, o grupo de estudantes vai apresentar um repertório popular, que inclui música brasileira e jazz, na festa de encerramento.

Banda do Festival toca nesta sexta-feira

Com a proposta de promover o acesso à qualificação, o Gramado in Concert conta com uma rotina intensa de ensaios para os 180 estudantes de todo o Brasil inscritos no evento. Dedicação e disciplina são as palavras-chave para os alunos que estão em Gramado.

No cotidiano do festival, os estudantes que fazem parte da Orquestra Sinfônica ensaiam no turno da manhã no ExpoGramado e, na parte da tarde, participam de oficinas com os professores no Caic. Já os alunos selecionados para formar a Banda Sinfônica do Festival, recebem aulas no turno da manhã e ensaiam em conjunto no turno inverno.

Além do Concerto de Encerramento com a Orquestra do Festival, outra mostra do resultado do trabalho incansável de alunos e professores poderá ser conferida nesta sexta-feira, 18, às 20h, na Sociedade Recreio Gramadense, no concerto “Bandas ao Redor do Mundo” com a Banda Sinfônica do Festival.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Sob a regência do coordenador artístico e maestro Leandro L. Serafim, a banda é formada por 60 estudantes. No programa, importantes obras para banda sinfônica, incluindo composições e arranjos de Meij, Salgado, Reineke, Curnow, Saint-Saëns, Pryor, Nestico e Barroso. Outra obra de destaque é a que dá nome ao concerto, “Bands Around The World”, arranjada por Paul Yoder e Harold Walters, um medley que inclui obras interpretadas por bandas dos mais diversos países. O concerto contará com a participação do Coral do Festival e dos solistas Luiz R. Serralheiro (tuba), Radegundis Tavares (trompa) e Carlos Freitas (trombone).

CORAL DO FESTIVAL

Sob a coordenação da maestrina Isabela Siscari, o Coral do Festival é constituído por cerca de 30 alunos. Além da apresentação com a Banda do Festival na sexta, eles irão fazer apresentação no sábado, às 11h, na Igreja do Relógio. O programa será inteiramente composto por obras de compositores brasileiros. Dividido em dois momentos contrastantes, a primeira parte será essencialmente sacra, com obras de Lobo de Mesquita, Nunes Garcia, H. Oswald, Villani-Côrtes, E. Mahle e E. Aguiar. Já a segunda parte, terá obras populares de R. Carvalho, Villa-Lobos, W. Henrique, A. C. Jobim, V. de Moraes, J. A. da S. Callado e Ary Barroso.