Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

3º Querência do Verso e Tradição divulga vencedores

Compartilhe:

Aconteceu este final de semana no Sitio Tradição, cidade de Gramado, o festival nativista 3º Querência do Verso e Tradição. Trata- se de um festival de tema (nos moldes de festival de barranca) onde são os participantes desafiados a escrever suas letras e compor suas músicas de um dia para o outro a partir do tema divulgado na primeira noite de evento. Este ano o tema escolhido foi: Bocal.
O Querência do Verso e Tradição, sempre preza pela identidade campeira e terrunha da música nativista. Bocal é o rudimentar instrumento das domas que fazem de potros, se tornarem então, cavalos de montaria e serviço. Mais uma vez, um tema presente no dia a dia do gaúcho lugar onde ocorre o festival.
Contando com participantes de diversas cidades da região, este ano a novidade ficou por conta da avaliação das letras. Estas, antes de musicadas, foram enviadas para domadores e poetas que não estavam junto ao evento ou sabiam de quem estava, e puderam contribuir com seu conhecimento avaliando as obras que lhes foram enviadas sem assinatura de seus autores. Tudo isso para somar quanto a identidade e relação tema/poesia. Já o júri para apresentações das músicas da noite, foi formado pelos músicos Guilherme Ferrari e Léo de Abreu.
O evento é uma realização do proprietário do Sítio Tradição Mauricio Muniz e Retruco Produções através de Léo de Abreu. Contou com apoio da Secretaria de Cultua de Gramado, Castanheira Móveis, Facas 4 Tavares, Estancia Gaúcha, Retruco Produções e Bella Vista Distr. De Carnes.
O 4º Querência do Verso e Tradição tem sua previsão para a mesma época no ano de 2023, e contará com premiações além dos já tradicionais troféus e brindes. Embora se trate de uma confraternização entre músicos e simpatizantes da nossa música regional, entende-se que é merecido aos tão ricos trabalhos que nascem durante o evento. Diversas músicas construídas nas últimas duas edições, já foram gravadas e estiveram em outros tantos palcos do estado. Este ano os vencedores foram:

1º Lugar: DO INÍCIO AO FIM
Letra: Gaudêncio Terra
Música: Daniel Almeida

2º Lugar: DE BOCA ATADA
Letra: Juiano Bolfe
Música: Juliano Bolfe e Emilio Fogaça

3º Lugar: BOCAL SOVADO
Letra: Juio César Oliveira
Musica: Gabriel Castilhos e Daniel Almeida

Melhor letra/poesia: Bocal Começo e Fim
Música mais campeira: De Boca Atada
Melhor arranjo: Do Inicio ao Fim
Música mais popuar: Bocal de Seda
Melhor interprete: Juiano Bolfe
Melhor Instrumentista: Gabriel Castilhos

Fotos: Divulgação