Canela,

29 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360 Graus: A reforma do secretariado municipal de Canela

Compartilhe:

10 anos de Vidas

A partir da próxima, os leitores da Folha de Canela vão passar a conferir uma série de ações editoriais, referentes aos 10 anos da empresa.

Adotamos o slogan “10 anos de Vidas”, pois nesta década de trabalho, buscamos registrar os principais fatos que mexem com a vida das pessoas de nossa cidade.

O aniversário da Folha é no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mas as ações editorias acontecerão durante todo o ano de 2022.

Reforma do secretariado municipal de Canela

Aos poucos, o prefeito Constantino Orsolin tenta ajustar o seu secretariado para contentar as vontades políticas e reagir a onda de rejeição que seu governo enfrenta desde o início da Operação Cáritas, que investiga suspeitas de corrupção em parte do poder público canelense.

A última mudança foi na Saúde, com a saída de Patrícia Valle e o ingresso de Leandro Gralha na pasta.

Assim, Gralha que ocupava uma cadeira, como suplente, na Câmara de Vereadores abre vaga para outra suplente, Andresa da Conceição, a Mana.

Recentemente, Pachequinho, que também estava na Câmara, assumiu a assistência social e Carmen Seibt assumiu a Governança.

Resta-nos desejar sucesso a Leandro Gralha. O desafio é imenso.

Somente um nome segue como secretário desde 2017

Dos secretários que iniciaram o governo Constantino, em 2017, apenas Luciano Melo segue na Prefeitura. Gilberto Tegner, na educação, deixou o cargo para concorrer a prefeito pelo PDT e não voltou mais. Jean Spall, na saúde, abandonou a política.

Os demais, foram afastados. Paulo Tomasini enfrentou um processo por suspeitas de irregularidades na coleta de Lixo.

Ratinho, na Obras, Vilmar, no Governo e Saúde, e Angelo Sanches, no Turismo, saíram no curso da Operação Cáritas.

Dificuldade de montar um time

Cada vez mais fica difícil montar uma equipe qualificada para o secretariado. Nada contra as pessoas convidadas, algumas até muito competentes.

Mas, com as desconfianças e rejeição que a atual Administração enfrenta, será difícil convencer alguém competente a deixar sua atual ocupação, pois, quem é bom já está empregado e bem empregado.

Assim, perdemos todos, mas, principalmente, a comunidade.

Carla Reis e Marcelo Savi

Entre os novos nomes do MDB, Carla Reis, com sua veia cultural, e Marcelo Savi, com sua força de trabalho, parecem se distanciar dos problemas da atual administração. Nomes novos, com vontade de mostrar serviço, talvez sejam o começo desta resposta que a Prefeitura tenta, sem sucesso, dar à comunidade.

Elogio na Câmara

O vereador José Vellinho Pinto (PDT), elogiou o trabalho da Folha, em seu pronunciamento na sessão da Câmara, na última quarta (3). Agradeço o registro do vereador.

Buscamos, sempre, ter o respeito pela comunidade e a imparcialidade a frente de nossas escolhas editoriais. Não agradamos a todos, sabemos, mas buscamos cumprir nosso papel de um veículo de comunicação independente.

Canela precisa desburocratizar vários serviços

O vereador e presidente da Câmara deu a sugestão de que o transporte público de passageiros, em Canela, possa ser aberto, facilitando não só uma, mas diversas empresas possam realizar o serviço.

É uma boa sugestão e pode ser usada, a abertura de mercado e desburocratização, para diversas áreas do Poder Público.

Canela é uma cidade cara, mas o bom custa caro

Canela é sim uma cidade cara, mas, como qualquer outro produto, o bom custa caro. E isso vale para qualquer coisa que você vai comprar, desde um litro de leite a um carro zero quilômetro.

Existem produtos mais baratos, com menos qualidade, e mais caros, com mais opcionais.

Temos, sim, muitos problemas para resolver, enquanto município, mas, no geral, a Região das Hortênsias é um oásis no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Claro que queremos sempre avançar e, até mesmo editorialmente cobramos muito aqui na Folha, mas comparada com diversas cidades, algumas até próximas, Canela é acima da média, leve por aí a segurança pública, oferta de vagas na educação em todas as áreas, qualidade de vida, opções de lazer, entre outras áreas.

A comunidade precisa pensar nisso, o bom custa mais caro.

Por ser acima da média, a régua sobe

Porém, por ser uma cidade acima da média, a cobrança sobre o Poder Público também sobe, afinal, o IPTU não é barato, o ITBI não é barato e os salários pagos aos gestores municipais são bem pagos e em dia.

A cobrança sobre a esfera pública vai de acordo com o nível que esperamos dos serviços diante da cidade que temos e dos custos que pagamos.

Por isso, quando dizemos que os problemas que aqui temos ocorrem em diversas cidades, vale lembrar do que a mãe dizia quando éramos crianças: você não é todo mundo e, Canela, não é todo mundo.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP