O encontro aconteceu entre os dias 13 e 16 de abril em São Borja
Num encontro à beira do Rio Uruguai, o Festival da Barranca acontece desde 1972, marcando inúmeras gerações. Neste ano (2022), a Região das Hortênsias foi representada pelos músicos Bruno Rauber, Emílio Fogaça e Léo de Abreu.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
Durante o festival é formada uma comissão julgadora que define um tema repassado aos músicos. Em menos de 24 horas, poetas, intérpretes e instrumentistas precisam compor canções e subir ao tão desejado palco para defendê-las. Nessa dinâmica, os guris da Serra compuseram as músicas “A tua presença, Morenita” e também “Ausências que são Presenças”, que concorreram entra as 35 músicas inscritas nesta edição. Com o apoio da Estância BF, Carla Reis, Estância Santa Bárbara e Barracão Parceria, os músicos levaram o nome dos municípios de Canela, Gramado e São Francisco de Paula.


“Foi uma experiência incrível conhecer e conviver com músicos tão experientes e talentosos como foi. Estamos muito felizes com o tempo que tivemos lá e por já receber o convite para a próxima edição da Barranca e também para participar de outros festivais. Já temos também, algumas novas composições que estamos trabalhando e em breve vamos lançar mais alguns materiais no Rio Grande do Sul.”, destacou Rauber.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
Festival da Barranca
Marco da música gaúcha e já patrimônio cultural, o Festival da Barranca é realizado pelo Grupo Amador de Arte Os Angüeras e acontece anualmente no período da Semana Santa no município de São Borja – Fronteira Oeste. O encontro reúne – exclusivamente através de convite – os grandes nomes da música gaúcha. E embora seja um festival que oferece competitividade entre seus participantes, se trata de um retiro, laboratório para a construção de grandes obras em integração de todos os presentes. Como bem foi definido em uma frase de Sérgio Jacaré Metz “É um comício de espíritos”. Músicas de grande sucesso, e também, outros tantos festivais nasceram deste que é um dos mais prestigiados eventos da cultura do estado.
Fotos: Emilio Pedroso