Coluna da Juliana Alano #91
Caro leitor, a mentalidade financeira é a construção de tudo o que vivemos e da maneira como nos comportamos e pensamos ao nos relacionarmos com o dinheiro. Logo, isso tem a ver com que o que pensamos, sentimos e agimos.
E posso até afirmar que a mesma maneira como você se relaciona com o dinheiro é como você se relaciona com tudo em sua vida! Isso faz sentido para você?
• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM
Existe muitas crenças por trás do dinheiro, entenda crenças como coisas nas quais acreditamos, nossa forma de pensar e que nos afastam ou nos impedem de atingirmos nossos objetivos, mesmo quando temos todas as informações racionais necessárias para fazê-lo.
E talvez seja em função de nossas crenças em relação ao dinheiro que ele não esteja querendo ficar por perto. Vamos para um exemplo clássico, precisa-se trabalhar muito para ganhar dinheiro. Muitos de nós temos esse exemplo em casa, pais e mães que trabalharam muito e acumularam patrimônio, então crescemos vendo esse modelo. Segundo ouvimos falar desde pequenos que nossos pais estão indo trabalhar para ganhar dinheiro o que de fato não acontece, pois eles fazem dinheiro, uma vez que ninguém se senta em casa e recebe o dinheiro lá todo mês, exceto os aposentados.
• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.
No momento que entendemos que podemos FAZER o dinheiro que quisermos e que necessariamente não é só o trabalho duro de cada dia que vai nos garantir um futuro próspero, o jogo muda. O que precisamos saber é que o dinheiro precisa trabalhar para gente e ele só pode fazer isso se investirmos, seja em um negócio, em ações, em criptoativos, CDB, ou qualquer que seja o formato de sua carteira (importante apenas que ela seja diversificada e esteja de acordo com os objetivos que você está buscando certo?).
Tenho certeza que se pensar bem quando você quis algo você fez mais dinheiro, seja para comprar algo, viajar, para aposentadoria, dentre outros. Então te desafio que sabendo que existem crenças que nos limitam em relação ao dinheiro e que nós não ganhamos e sim fazemos ele, você possa começar a trabalhar melhor a sua forma de se relacionar com as suas finanças. Comece pensando – Se você NÃO comprar NADA o desconto será MAIOR!