Canela,

4 de maio de 2024

Anuncie

Prefeitura de Gramado comunica que realizou o pagamento de garis

Compartilhe:

Pagamento foi feito após a mudança de empresa responsável pela coleta, profissionais corriam o risco de ficar 60 dias sem salários

A Prefeitura de Gramado passa por um processo de mudança da empresa responsável pela coleta seletiva. Com a mudança de empresa, os garis tiveram que ser demitidos da empresa antiga e admitidos na Serra Ambiental, empresa que assume o serviço a partir desta semana.

Com isso, os profissionais que realizam o recolhimento do lixo corriam o risco de ficar mais de 60 dias sem salário, caso seus vencimentos referentes à abril fossem depositados em juízo.

Por isso, os garis fizeram um apelo à Prefeitura de Gramado, através de um pedido à reportagem da Folha, veiculado na tarde de quinta (06). Após a manifestação dos garis, a Prefeitura de Gramado providenciou uma forma jurídica de resolver a questão.

Nesta sexta, a Assessoria de Imprensa comunicou à Folha que os salários integrais dos garis foi depositado integralmente na conta dos trabalhadores e que os valores referentes à rescisão, férias e décimo terceiro salários foram depositados em juízo, para que sejam cumpridos os trâmites formais e eles fiquem com suas situações trabalhistas regularizadas.

O dinheiro referente a estes pagamentos é oriundo de valores que deveriam ser pagos à Verde Ambiental, empresa que está deixando o serviço, mas foi pago desta forma para garantir que os garis recebam todos os valores devidos.

ENTENDA O CASO (MATÉRIA PUBLICADA EM 05/05/2022):

Garis de Gramado ficam novamente sem salário e podem paralisar coleta

Menos de cinco meses depois, problema se repete, categoria pede atenção da Prefeitura e diz que sofre uma atitude covarde

A Prefeitura de Gramado está, mais uma vez, trocando a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade. Com o fim do contrato emergencial e após uma nova licitação, sai a Verde Ambiental e entra a Serra Ambiental (a mesma responsável pela coleta de Canela), vencedora da concorrência pública e que deve iniciar os trabalhos nesta semana.

Veja o relato emocionante do Gari Roni Monteiro (38 anos)

Se por um lado o trâmite administrativo da Prefeitura parece correto, a situação dos profissionais que atuam na coleta seletiva fica indefinida, pois ficarão sem receber o salário referente ao último mês trabalhado e deverão esperar um acerto via judicial.

A coleta seletiva, em Gramado foi paralisada na tarde de ontem (04) e a nova empresa convocou os garis para que se apresentem em Canela para admissão e iniciar o trabalho.

Atitude covarde da Prefeitura

Os garis de Gramado procuraram a reportagem da Folha para pedir ajuda e expor a situação delicada que estão vivendo.

Eles classificam a atitude da Prefeitura como covarde, pois com a mudança de empresa vão ter que esperar que a Justiça libere os pagamentos judicias, o que vai acarretar que os funcionários fiquem 60 dias sem salário, até receber o primeiro pagamento da nova empresa.

“Temos família, o que vamos colocar dentro de casa, pagar água, pagar luz? Ninguém veio conversar com a gente, é uma atitude covarde”, diz Roni Monteiro, que falou em nome dos garis.

O mesmo problema havia acontecido em dezembro, quando houve troca de empresa responsável pela coleta (relembre o caso). Muitos dos profissionais que trabalhavam naquela época e seguiram trabalhando no recolhimento de lixo, ainda não receberam parte do 13º e a sua rescisão, que foi depositada em juízo e segue bloqueada na Justiça.

Contraponto

A reportagem da Folha entrou em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Gramado a qual respondeu que um comunicado oficial será divulgado em breve. Por mensagem, a assessoria de imprensa disse que os valores que deveriam ser pagos à Verde Ambiental foram depositados em juízo, para garantir o pagamento dos funcionários.

Ainda, a Prefeitura disse que falou com o fiscal que coordena os garis e que espera a agilidade da Justiça, já que solicitou urgência na liberação dos valores, mas que não depende mais da Administração.

Esta matéria está em atualização.

Proibida a reprodução parcial ou total deste conteúdo.

Imagens: Francisco Rocha