Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Constantino anuncia Alfredo Schaffer no Meio Ambiente e fala sobre Operação Cáritas

Compartilhe:

Prefeito confirmou exoneração de investigados pela polícia, mas ratificou a continuidade das ações e a legitimidade do Governo

Em entrevista coletiva na manhã desta terça (24), o prefeito Constantino Orsolin apresentou oficialmente o novo secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Alfredo Schaffer.

Antes de passar a palavra para o novo secretário, Constantino disse que a cidade não pode parar, por isso revogou o decreto que suspendia o atendimento externo da Secretaria de Meio Ambiente, a qual passa atender o público já nesta tarde.

Sobre a Operação Cáritas, o prefeito disse que é humanamente impossível controlar de perto os 1300 funcionários da Prefeitura, mas que abriu procedimento interno para averiguar as denúncias de corrupção, logo após ter demitido todos os citados na investigação.

O contrato de recolhimento de lixo segue ativo, pois é serviço essencial e em um primeiro momento, a ideia é repassar as três estações de tratamento (Miná, Chacrão e Parque do Lago), para controle da Corsan, a qual possui contato ativo para operacionalização do esgoto sanitário.

A ideia de criar uma estrutura para a municipalização e concessão dos serviços de água e esgoto permanece, pois é uma convicção do governo.

Questões políticas

Constantino disse que não se envolve nas questões partidárias, que não pressiona os vereadores e não responde pelas questões da executiva do MDB.

“Se um vereador disser que o prefeito pressionou para votar a favor do Alberi (no processo de cassação) pode chamar de mentiroso”.

Sobre a CPI, Orsolin diz que ela seria boa para o Governo, desde que começasse as investigações pela própria Câmara e que fizesse isso com resultados. “Fora disso, é palanque político. Mas se for investigar, investiguem a todos.”, afirmou o prefeito.

A coletiva encerrou com o agradecimento ao vereador Alfredo Schaffer pela coragem de assumir a Secretaria em um momento tão delicado.

Precisamos nos reorganizar

Alfredo Schaffer, já como secretário, disse que não poderia deixar de aceitar o convite e contribuir com a cidade. “Seria mais fácil ficar na Câmara, mas temos compromisso com Canela e com os canelenses”.

Entre as primeiras ações do novo secretário, está a realização de um processo seletivo para contratação do novo corpo técnico da Secretaria. Esta seleção será a base de análise de currículos, os quais já estão sendo recebidos. “Queremos uma Secretaria técnica e transparente”, disse.

Outro ponto a ser superado é diminuir o tempo e a fila de espera para a aprovação de projetos, principalmente em construções de baixo impacto, como casas e pequenos residenciais.

Por fim, de imediato, Alfredo pretende afinar a relação com conselhos municipais, representantes dos empresários e comunidade.