Canela,

29 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Um ano da obra da Felisberto Soares vira meme em protesto de empresários

Compartilhe:

A famigerada obra de revitalização da Felisberto Soares completou um ano, ontem (9), para a revolta e tristeza dos comerciantes da via, que seguem envoltos em cones, barro e transtornos.

O aniversário da obra que nunca termina virou meme, na internet, em uma forma de protesto pacífico.

Em vídeo, é narrado o fato que torna tudo mais absurdo: “uma quadra, 125 metros de via = 365 dias de obra, em frente ao principal cartão-postal da cidade”.

Sobra pouca coisa para falar, pois as imagens dizem tudo. Do outro lado, vem o contorcionismo mental para justificar o que todos percebem que está ruim. Colocar a culpa na empresa contratada, como se a obra não fosse da Prefeitura, ou dizer que os empresários, ou o colunista, são contra o Governo, ou que são contra o desenvolvimento da cidade.

É mais fácil arrumar um culpado do que arrumar a rua, né?

Seguimos pavimentando ruas sem redes de esgoto cloacal

Eu não sou engenheiro, aliás, Física nunca foi o meu forte, mas, existo, logo penso, e chego a conclusão de que continuamos, como dizia minha vó, colocando a carreta na frente dos bois.

Vou lhe dar um exemplo: nos últimos 15 dias, a Prefeitura de Canela anunciou a pavimentação de quatro ruas no bairro Chacrão, duas no bairro Sesi e três no São Lucas.

É um avanço para estas comunidades que terão vias com bloquetos de concreto, além da construção de passeios públicos e implantação de redes de drenagem urbana. Outro avanço é a colocação de bloquetos nestas vias de pouco fluxo, o que permite maior absorção da água da chuva, em comparação ao afasto.

Mas, porém, todavia e entretanto, mais uma vez a Prefeitura vai pavimentar vias sem incluir o esgoto cloacal no projeto. Um ponto interessante é que, tanto o São Lucas quanto Sesi/Chacrão, ganharam recentemente estações de tratamento de esgoto, as quais estão prontas para operar, mas não tem rede coletora para levar o esgoto até elas.

É como se você estivesse construindo sua casa, faz a colocação da fossa, depois faz o piso concretado da sua casa, mas não coloca os canos de esgoto. Ou seja, vai ter que quebrar o piso para ligar o seu vaso sanitário à fossa. No caso das vias pavimentadas, talvez essa rede de esgoto cloacal nunca chegue.

A cada novo anúncio de pavimentação eu me pergunto qual o motivo de não ser colocado o esgoto cloacal. Alguém poderá dizer, como alguns dizem, que quem reclama é contra a pavimentação, ou não quer levar dignidade às pessoas.

Muito pelo contrário, sou a favor da pavimentação com planejamento, que além de levar dignidade leva saúde, ou estas pessoas não merecem ter acesso ao saneamento BÁSICO?

Perguntinha básica

E quanto ao turno integral? Será que as escolas têm profissionais e salas para suprir a demanda que jogaram em seus colos?