Canela,

12 de maio de 2024

Anuncie

Câmara de Vereadores aprovou Lei de Liberdade Econômica em Canela

Compartilhe:

Nesta semana, a Câmara de Vereadores de Canela aprovou o Projeto de Lei nº 55/2022, que sobrevém da necessidade de regulamentação, em âmbito municipal, da Lei Federal nº 13.874/2019, que instituiu a declaração de direitos de liberdade econômica. O projeto teve análise de todas as secretarias municipais, bem como da Coordenação da RedeSim Estadual, obtendo manifestação favorável com relação ao texto.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Além disso, o trabalho de regulamentação vem sendo desenvolvido pelo Município desde o ano 2020, sendo objeto de extensa análise pelos membros da Comissão constituída com essa finalidade.

De acordo com dados obtidos do Governo Federal, após a Lei da Liberdade Econômica, os registros e/ou aberturas de empresas cresceram. Em 2020, houve um aumento de 6,1% nos dados de abertura de empresas em relação a 2019, sendo que o crescimento foi de 27,7%, quando comparado com 2018. O tempo médio nacional de abertura de empresas também foi reduzido, de 4 dias e 21 horas, em março/2019, para 2 dias e 13 horas (-47,9%) ao final de 2020.

Ainda, de acordo com o Governo Federal, com a nova Lei, considerando a classificação nacional de baixo risco, 62% das empresas que são abertas podem funcionar após o recebimento do CNPJ, sem a necessidade de licenciamento. 

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

A Lei, aprovadas nesta semana, possui sete títulos, que tratam de disposições preliminares, indicando princípios e direitos norteadores da Liberdade Econômica; da criação e definição de competências de uma Comissão Gestora da Rede Simples Municipal; da concessão de licenças para estabelecimentos, como os Alvarás de Localização e Funcionamento (incluindo-se os Provisórios e Eventuais), com destaque para a racionalização de procedimentos administrativos, a fim de desburocratizar e simplificar esses atos.

“Essa lei trará para Canela diversos pontos positivos e práticos para as relações comerciais no município, como a simplificação das práticas empresariais, aumentar o estímulo da atividade produtiva na cidade, fazer crescer a livre iniciativa e a livre concorrência, além claro, de cada vez mais minimizar a atuação estatal e municipal na vida das pessoas”, lembrou a Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Emilia Fulcher.