Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

A grande crise institucional de Canela e a falta de resposta do Poder Público

Compartilhe:

A notícia mais grave da semana é de que as pessoas seguem sendo ameaçadas por políticos e aliados

Canela vive uma situação extremamente preocupante, a maior crise político-institucional da sua história, um momento que gera estagnação de algumas áreas e ações impensadas em outras.

Os reflexos da falta de competência administrativa da cidade acaba por prejudicar sempre quem depende dos serviços públicos. Como diz o ditado, a corda arrebenta no lado mais fraco.

Com instituições como Prefeitura, Câmara de Vereadores e até o próprio Ministério público tendo sua atuação em xeque perante as forças vivas da sociedade, fica o questionamento: como a cidade vai sair deste momento negativo? E, quem tem competência para gerir um processo tão complicado?

A grande verdade é que não foi a Polícia Civil que investiga, nem o Judiciário, que autoriza mandatos e prisões, que criaram este quadro. Os responsáveis por este momento são os suspeitos que, até aqui supostamente, cometeram os atos de corrupção de que são acusados.

Vou além: essa responsabilidade recaí também sobre o prefeito Constantino, chefe do Poder Executivo, que nomeou não apenas os investigados, mas, também, seus substitutos.

Reclamar de perseguição e negar as evidências (sem trocadilhos), não vai levar a lugar nenhum. Desde sempre, o primeiro passo para resolver um problema é admiti-lo, para depois entende-lo e, aí sim, agir.

Enquanto alguns políticos canelenses, principalmente os que comandam a cidade, continuarem bancando de vítimas, de injustiçados ou de alienados, a situação só vai piorar.

Falta diálogo com a comunidade

Desde sempre, uma das grandes reclamações sobre a atual administração municipal é a falta de diálogo.

Que as ações da Prefeitura continuam, sim, continuam, mas será que são essas as ações que a comunidade quer de seus representantes eleitos?

Será que estas ações estão acontecendo de uma maneira que atenda a comunidade, seja na velocidade ou na maneira de sua execução?

A ordem de prioridade nas ações governamentais, vai ao encontro ao desejo da população?

Reclamar do eleitor e dar a entender que o descontentamento é de uma minoria, adversária política, pode ser um discurso interno, mas não cabe mais para quem só quer ver as coisas indo bem em Canela, independentemente de quais letras estavam estampadas no santinho.

A notícia mais grave da semana é de que as pessoas seguem sendo ameaçadas

Por fim, a notícia mais grave e a mais triste da semana é que existe a possibilidade de vereadores terem sido ameaçados e coagidos para mudar o seu voto na sessão de julgamento do vereador Alberi Dias.

Algumas vezes, penso que não estou em Canela… parece que fui abduzido e largado em alguma cidade onde impera o coronelismo e a política ainda é feita como se estivéssemos no século passado.