Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Bombeiro realiza salvamento de caminhoneiro no interior de Gramado em seu dia de folga

Compartilhe:

No último domingo (17) foi registrado um tombamento de caminhão na localidade da Linha Ávila Baixa, no interior de Gramado. Na ocasião, um caminhão que carregava um carro que deveria ser entregue no município, trafegava pelas estradas do interior quando no sentido contrário surgiram dois veículos. O caminhoneiro abriu passagem, porém a estrada de terra cedeu, tombando o caminhão, que deslizou por cerca de 5 metros pelo barranco.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Em um dos veículos que trafegava no sentido contrário estava Pedro Rizza, soldado do Corpo de Bombeiros de Gramado, que imediatamente parou seu veículo e se pôs à prova para auxiliar o condutor do caminhão.

Pedro realizou a análise do local, que se mostrou de difícil acesso até em uma situação normal de resgate. O protocolo natural nesse caso seria estabilizar o caminhão para que o resgate fosse seguro, porém apenas uma árvore na parte traseira ancorava o caminhão, situação que apresentava um risco muito grande tanto para o bombeiro quanto para o condutor.

Após, o Soldado Rizza decidiu que a melhor abordagem seria realizar a retirada do condutor da forma mais rápida possível, já que não possuía os equipamentos necessários para realizar o processo normal. O primeiro passo dado foi acalmar o motorista e então com apenas uma faca iniciou a quebra do para-brisa, processo que demorou cerca de 15 minutos, para que houvesse condições de retirar a vítima do veículo acidentado. Já em local seguro, Pedro realizou avaliação vital e um prévio atendimento pré-hospitalar, não sendo constatadas a presença de lesões ou fraturas graves.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Perguntado pela reportagem da Folha sobre a tomada de decisão e rápida ação, Pedro explicou. “Por mais que estivesse de folga, nós somos bombeiros 24 horas por dia, sete dias por semana. Jamais deixaria de prestar socorro ou auxílio.” Ele ainda completou. “Queremos passar para a comunidade, que quando houver a necessidade, nós (bombeiros) estaremos prontos para servir e proteger!”.

Paulo, que é caminhoneiro há 10 anos, relatou nunca ter se acidentado. Ele também se emocionou e agradeceu a rápida e efetiva ação de Pedro. A guarnição de resgate esteve no local.

Fotos: Divulgação