Canela,

1 de maio de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

A violência silenciosa que deveria nos assustar

Compartilhe:

Os números mostram que a violência familiar é um assunto que deve ser tratado com mais prioridade pelo Poder Público Canelense. Não é uma questão de ideologia, é uma questão de política pública e é aqui que o Estado deve realmente cumprir o seu papel.

Agosto é o mês dedicado ao combate à violência contra a mulher e a reportagem da Folha vai dedicar duas semanas para tratar deste tema, trazendo um panorama de como este mal tem afetado nossa comunidade.

Segundo os dados do CREAS – Centro de Referência em Assistência Social, foram 167 casos de violência no lar, todos envolvendo mulheres, adolescentes e crianças. Em 2022, o CREAS já recebeu 93 casos. Não estão contabilizados os idosos.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Os números só crescem e assustam cada vez mais. Havia uma subnotificação destes crimes durante a pandemia. Agora, os registros começaram a aparecer, mesmo assim, resta tratar a consequência, não há medidas preventivas.

O que nós, da sociedade, podemos fazer é conversar, orientar e denunciar.

O que o Poder Público deve fazer (pois é seu DEVER) é fortalecer a rede de apoio, para que estas vítimas, na sua maioria vulneráveis, tenham atendimento rápido e eficaz.

Nesta semana, publicamos duas matérias sobre o tema. Na próxima semana serão mais duas.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Proerd é uma das grandes ações da Brigada Militar

Nesta semana, a Brigada Militar formou 480 alunos canelenses no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, medida que merece nossos sinceros aplausos.

Aproximar crianças e adolescentes das instituições de segurança é primordial. Ensinar o caminho do bem para que não caiam na tentação do uso de drogas ou pior, trabalhar para o tráfico.

Além de trabalhar o desenvolvimento pessoal dos alunos, através do Proerd, a Brigada Militar consegue, ainda, identificar situações de violência familiar.

É na escola, através das crianças e adolescentes, que o trabalho preventivo vai fazer a diferença, com uma melhora das futuras gerações.

Parabéns à BM e a os apoiadores deste importante projeto! Aí que eu me refiro!


Aprender a confiar nos órgãos de segurança

Ainda sobre o Proerd, o contato com os policiais militares vai incentivar os alunos a confiar nos órgãos de segurança e, em geral, em situações de risco é neles que nós buscamos ajuda, discando 193 para os Bombeiros, 190 para a Brigada ou buscando apoio da Polícia Civil.

Já ouvi relatos de crianças e adolescentes que desejam se tornar profissionais destes órgãos após alguma visita na rede escolar.

Foto: Divulgação