Cartório Eleitoral de Canela realizou evento para a geração de mídias
Nesta quinta-feira (15), o Cartório da 65° Zona Eleitoral realizou o evento de geração de mídias das urnas eletrônicas. A ação era aberta ao público, e foi desenvolvida para mostrar, com transparência, como são feitos os processos das urnas até o dia das eleições.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
Guilherme Cavagnoli, chefe do Cartório Eleitoral de Canela, explicou que as urnas eletrônicas possuem três peças que são responsáveis pelo andamento das eleições: uma mídia de carga, mídia de votação e a mídia de resultado. As peças andam juntas, para que o resultado do processo eleitoral seja congruente.
A mídia de carga é um card que contém todos os sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas, sendo eles, os eleitores, as zonas eleitorais e as informações dos candidatos – números, partidos e fotos. A partir do momento que ela é conectada na urna, o upload das informações é realizado e, ao final desse processo, pode-se dizer que a urna está carregada.
A mídia de votação possui os mesmos dados que a mídia de carga, pois, se houver algum problema com as urnas, existe outro card que pode ser utilizado para substituição. É como um arquivo reserva caso ocorra algum incidente.
Já a mídia de resultado é onde os votos ficam armazenados para serem transmitidos ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ela também serve para dizer o que a urna deve fazer, por exemplo, iniciar votação de 1° turno. Depois da geração do resultado, a urna eletrônica é lacrada.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
Todos os cards passam por um processo de limpeza e instalação dos softwares para que a eleição seja segura e honesta.