Canela,

21 de maio de 2024

Anuncie

Saiba como instalar e configurar seu e-Título

Compartilhe:

Faltam apenas quatro dias para as eleições, então, é importante o eleitor organizar seus documentos e sua colinha em papel, para o dia 02 de outubro. Com objetivo de auxiliar o cidadão, a Justiça Eleitoral disponibiliza o e-Título, aplicativo no qual pode substituir o Título de Eleitor físico, pois, contém todas as informações necessárias nas Zonas Eleitorais.

Se você ainda não baixou o aplicativo ou não sabe como utilizar, acompanhe o passo a passo abaixo:

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

1. Vá até a loja de aplicativos do seu smartphone: Play Store (Android) ou App Store (IOS).

2. Na barra de pesquisa, digite e-Título. Em seguida, selecione o aplicativo e clique em instalar.

3. Depois do aplicativo instalado, clique em abrir, e uma página de boas vindas será mostrada. Na parte inferior da tela estará escrito “Próximo”. Selecione a opção.

4. Ele encaminhará para outra tela e, também na parte inferior, estará escrito “Começar no e-Título. Selecione a opção.

5. A próxima tela será um esclarecimento sobre os termos de uso e políticas de privacidade. Após a leitura, marque a caixa em branco, declarando que leu e concorda com os termos e políticas apresentados e clique em “Selecionar”, na parte inferior da tela.

6. Após o aceite dos termos, o eleitor deve inserir suas informações pessoais: nome completo, data de nascimento, número do CPF, nome da mãe e nome do pai. Também há a opção “Não consta”, caso não haja registro de paternidade ou maternidade.

7. Após o preenchimento, clique no botão localizado na parte inferior da tela, “Entrar no e-Título”.

8. O aplicativo passará para uma tela de validação do dispositivo e, em seguida, virá uma sequência de perguntas pessoais para confirmar a identidade do eleitor, como, profissão, endereço que mora ou já morou e qual é o estado que irá votar. Importante ressaltar que o próprio aplicativo dá as opções, o eleitor apenas seleciona a resposta correta.

9. Ao responder as questões, clique em “Finalizar”. O aplicativo passará para uma tela de validação do dispositivo novamente.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

10. Na próxima tela, o eleitor deve criar uma senha que tenha de 8 a 70 caracteres, letra minúscula, letra maiúscula, número e símbolo. Será necessário repetir a senha e confirmar a criação dela.

11. Após a confirmação, o aplicativo oferecerá o desbloqueio com biometria para a maior segurança do eleitor, pois o e-Título só abriria com as digitais cadastradas no dispositivo. Selecione a opção que deseja: “Ativar” ou “Não, obrigado”.

12. Ao selecionar a opção desejada, outra tela abrirá com todas as informações do leitor, inclusive, foto, os números da Zona e Seção do eleitor, e QR Code para identificação.

13. Para utilizar o e-Título no dia da eleição, basta apresentar o QR Code para o mesário e deixar o celular com o mesmo.

Lembre-se: não é permitido levar o celular para a cabine de votação. Mostre seu e-Título, deixe o celular com o mesário, vá até a cabine para votar e pegue seu celular após a votação.