Canela,

21 de maio de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Constantino tem planos de pagar a dívida do Hospital para viabilizar que entidade privada assuma a gestão

Compartilhe:

Dinheiro viria da contratação de um empréstimo e possibilitaria que o HCC volte a receber recursos de emendas parlamentares

O prefeito Constantino Orsolin tem planos de contratar um empréstimo para quitar a dívida do Hospital de Caridade de Canela, que, atualmente, está estimada na casa de R$ 16 milhões e segue se acumulando ao longo dos anos, impossibilitando que o HCC receba, por exemplo, recursos de emendas parlamentares federais, devido à falta de regularidade fiscal (dívida) com o Governo.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Algumas vezes, políticos canelenses tentaram resolver essa dívida, tais como com a RGE e impostos federais (INSS, entre outros), mas não existe almoço de graça. Os credores do HCC não cogitam perdoar a dívida, muito menos o governo.

Também, a situação financeira do Hospital impede que alguma instituição privada apresente uma proposta boa para assumir a gestão hospitalar. Este colunista ouviu um relato informal do prefeito ao promotor Max Guazzelli sobre algumas destas propostas, nenhuma delas adequadas ao que Canela precisa para o seu hospital.

A grande verdade é que há cerca de 20 anos, o Hospital vem deixando dívidas. As pessoas que passaram pela direção, uns políticos, outros não, até tentaram e deixaram alguma contribuição, mas passaram longe de resolver o problema, alguns deles até criaram mais problemas, vide Operação Cáritas.

Zerar a dívida do HCC seria, talvez, a grande notícia desta gestão Constantino e de fato abriria a possibilidade de mudar os rumos da casa de saúde, através de uma gestão feita por quem entende do assunto.

Porém, todavia e entretanto, o Município seguiria pagando este empréstimo por muitos anos. O tempo dirá se foi a decisão certa. Eu mesmo não tenho como criticar ou elogiar a iniciativa, já que é uma questão muito complexa.

Se bater martelo nesta decisão, o Prefeito poderá anunciar ainda esta semana.

E você, leitor, o que pensa desta proposta de contratar o empréstimo para zerar a dívida do HCC?