A previsão é que operações do Colégio Sinodal Progresso em São Sebastião do Caí iniciem em março de 2023
“Que, de fato, caminhemos juntos. Somos um pouco sinodais; e vocês também são um pouco Universidade de Caxias do Sul”, proferiu o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, ao se dirigir à direção e à comunidade do Colégio Sinodal Progresso, na última sexta-feira, dia 4 de novembro, no evento que marcou a assinatura do contrato de parceria entre a Universidade e o Colégio, no Campus Universitário Vale do Caí.
Rech falava sobre o termo “sínodo”, que indica, em termos eclesiásticos, a ideia de seguir juntos, de encontro, de reunião. E faz sentido pensar a parceria assinada como uma ação conjunta. Por meio do acordo, as dependências do campus, nos turnos da manhã e da tarde, serão ocupadas para as classes de Ensino Fundamental e Ensino Médio, além da possibilidade de cursos técnicos em alguns horários noturnos, alcançando alunos de São Sebastião do Caí e municípios vizinhos.
A possibilidade de ensino profissionalizante se dará em áreas como saúde, alimentação, informática, mecânica e química, com abrangência a alunos de São Sebastião do Caí e municípios vizinhos. A previsão é que as atividades do Colégio Sinodal Progresso no local se iniciem em março de 2023.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
Lideranças destacaram aproximação entre Instituições de excelência
“A educação é o caminho, a escola é o caminho. Se a escola progride, tudo progride. Estamos aqui para abrir uma nova escola, porque a educação e a escola são os recursos mais preciosos de um lugar, porque elas transformam”, destacou o diretor do Colégio Sinodal Progresso, Lorio José Schrammel, na solenidade de assinatura do contrato. Ele salientou que a nova escola vai atender 12 municípios da região, além de diversas empresas.
“Iniciar essa parceria traz desafios, avanços e novas perspectivas para ambas as partes”, sinalizou o diretor executivo da Rede Sinodal de Educação, Ruben Werner Goldmeyer. Ele reforçou que tão importante quanto esta estrutura é a qualidade do trabalho a ser desenvolvido, como os cursos a serem oferecidos.
O presidente do Sinepe/RS, Osvaldo Dalpiaz, destacou que a esperança é estimulada toda vez que uma escola surge. Nesse contexto, reforçou a importância de atividades com foco na música, no esporte e na profissionalização. “Parabéns à Universidade de Caxias do Sul que, vendo essa esperança da educação no Vale do Caí, oportuniza o Colégio Sinodal Progresso a instalar suas raízes aqui nesse espaço”, declarou.
“O desafio da educação era guardar tradições, mas abrindo horizontes. É o que o Sinodal e a UCS fazem. E a parceria consolida essa visão para toda a nossa região”, destacou o diretor do Campus Universitário do Vale do Caí, Alzir Bach. Em seu discurso, ele contextualizou o processo de aproximação entre as duas Instituições, das primeiras negociações até a confirmação do contrato.
“Através da educação, nós conseguiremos, verdadeiramente, construir uma nova nação, estado e município”, destacou o prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio César Campani.
“Nós, enquanto membros de uma Instituição Comunitária de Ensino Superior, temos orgulho de, com essa parceria, colaborarmos com o desenvolvido da comunidade do Vale do Caí, a partir de ações que promovam a educação”, afirmou o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech. Ele aproveitou para lembrar das semelhanças entre a Universidade e a Rede Sinodal, entre elas a natureza comunitária, a excelência no ensino, e valores compartilhados, como ética e senso comunitário.
“Visamos a uma educação que contribua para a constituição de sujeitos críticos, autônomos e íntegros, que atuam de modo a transformar positivamente a sociedade em que estão inseridos”, ampliou Rech, destacando que esse também é um valor compartilhado.
“Quero reiterar as palavras, felicitações e cumprimentos, além dos desejos expressos pelos que me antecederam. Quero acrescentar que juntos somos mais fortes, além do nosso desejo de que, quando olhemos para o passado, possamos nos orgulhar desse momento”, destacou o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
Sobre Sinodal
Um dos grupos de ensino mais tradicionais no Brasil, a Rede Sinodal de Educação é composta por 51 instituições, distribuídas por cinco estados, com principal concentração na região sul.
No Vale do Caí, a rede é representada pelo Colégio Sinodal Progresso, cuja história está atrelada ao desenvolvimento da região desde a chegada dos imigrantes alemães, em 1824.
O Colégio Sinodal Progresso é uma instituição de ensino com mais de 140 anos, preparada para acompanhar o desenvolvimento da região, propondo-se a formar, junto com a família, um ser humano completo: o corpo, a mente e o coração.