Canela,

21 de junho de 2024

Anuncie

UCS | Recursos lúdicos impulsionam aprendizagem na Brinquedoteca Universitária, aberta à visitação de escolas

Compartilhe:

O ambiente recebe professores e alunos em idade escolar para atividades de favorecimento aos processos de ensino e aprendizagem

Por meio do curso de Pedagogia da UCS, a Brinquedoteca Universitária, no Bloco E – sala 311 – do Campus-Sede, promove experiências lúdicas em favorecimento aos processos de ensino e aprendizagem. As atividades que auxiliam na formação pedagógica dos estudantes de pedagogia e Licenciatura alcançam a comunidade, já que o acesso à estrutura é oportunizado às escolas da região.

O ambiente conta com brinquedos, fantasias e jogos pedagógicos, livros de literatura infantil e materiais de pesquisa sobre o lúdico que podem ser utilizados tanto em ambiente escolar como para recreação – em sua maioria planejados e construídos pelos próprios acadêmicos de Pedagogia, nas disciplinas voltadas à infância e aos ensinos. Além do acesso local, os materiais lúdico-pedagógicos são disponibilizados em sistema de empréstimo aos acadêmicos.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

“As atividades propostas estão ancoradas no tripé da Universidade de Caxias do Sul, de Ensino, Pesquisa e Extensão, proporcionando aos acadêmicos da Pedagogia e das demais Licenciaturas a vivência de teorias e metodologias que utilizam a ludicidade como favorecedora do ensino-aprendizagem, bem como a valorização da cultura infantil através do brincar”, explica a professora Maria Christine Carara, que coordena o Laboratório.

A partir do ambiente e de seus recursos, ela lista que os acadêmicos podem reviver a infância, realizar empréstimos com foco em suas práticas escolares, estágio curricular, estudo e pesquisa sobre brinquedos, brinquedoteca, jogos e sua classificação, construção e manutenção de jogos, e suas possibilidades tanto educativas como e de lazer para promoção da aprendizagem e desenvolvimento. Os docentes do curso também utilizam a sala para atividades práticas que demandam recursos lúdicos.

Visitação de Turmas Escolares

No dia 19 de novembro visitaram o Laboratório de Jogos duas turmas do primeiro ano da Escola Municipal Fioravante Webber, de Caxias do Sul. No momento de ludicidade, as crianças puderam brincar e explorar brinquedos, materiais e jogos pedagógicos, sob orientação da coordenadora da Brinquedoteca.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

As turmas de crianças recebem instruções de uso da sala, tipo de materiais que são encontrados e, em seguida, são convidadas à livre exploração dos jogos e brinquedos. Ao final, os alunos são orientados a organizar o espaço e realizam uma brincadeira coletiva ou participam de contação de história mediada pela coordenação ou acadêmicos.

Para as instituições – tanto de Educação Infantil, do Ensino Fundamental, e também no Ensino Médio, com foco em turmas de magistério – interessadas em agendar uma visita, o contato é possível a partir dos e-mails humanas@ucs.br e mcqcarar@ucs.br.