Canela,

28 de fevereiro de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Coluna 360 Graus — Parabéns, Canela!!!

Compartilhe:

Canela completa 78 anos de sua emancipação de Taquara. Não vou bancar o historiador aqui, pois existem os “caras” desta área que fazem isso com maestria.

Minha família tem o apelido “Taquara” porque vieram de Taquara, antes da primeira picada aberta para a linha férrea, se estabelecendo e se multiplicando nas terras do Campestre Canella (também porque a maioria é muito alta, devo ser o único Taquara petiço).

Desde lá, escuto histórias dos tempos antigos, como era o Município, como foi se tornando, até que eu mesmo comecei a registrar esta história em matérias jornalísticas.

Conhecer a cidade é parte da profissão. Analisar seus acertos e erros surgiu com a coluna de opinião.

Posso dizer, com falsa modéstia, que conheço muito sobre Canela. Temos nossos problemas, mas poucos municípios brasileiros (poucos mesmos) tem as coisas boas que temos aqui.

Sou apaixonado pelo “Campestre”. Desejo ao nosso Município e nossos moradores que sigamos nos desenvolvendo. Parabéns Canela!

Quem não sabe de onde vem, não vai a lugar nenhum!

A frase dita “pelos antigos” tem muito significado. Para entendermos nossos problemas e nossas virtudes, precisamos olhar para trás, enxergar a origem e projetar o futuro.

Eu tenho orgulho de ser canelense, de pertencer a uma das famílias mais antigas da cidade e de ter as raízes fincadas aqui na Rua Sete.

Aqui, nesta casa de madeira quase centenária, preservamos o passado olhando para o futuro, projetando no cenário regional um veículo de comunicação 100% digital.

Cabe aos canelenses de agora compreender o que fizemos de errado e quais foram os acertos dos que nos antecederam, para projetar um município mais forte e sustentável para nossos filhos e netos.

Prévia do IBGE mostra os desafios dos próximos anos

Uma prévia do Censo 2022 diz que Canela tem algo em torno de 53 mil habitantes.

Sempre disse que nosso Município estava próximo dos 60 mil moradores. Continuo acreditando nisso… Talvez, depois de atualizada a prévia, chegaremos em um número bem próximo.

Os próximos anos serão decisivos em termos de planejamento. Saúde, educação, mobilidade urbana, diminuir as áreas invadidas.

Precisamos planejar nossas ações para não padecermos com a falta de estrutura. Nestes 78 anos, Canela tem muito a comemorar, mas também deixou de lado pontos importantes na sua estrutura. Ainda há tempo para iniciar este processo, um dever de casa complicado e urgente para o futuro.

Missão cumprida em 2022

Tivemos um ano desafiador, tendo como norte a retomada pós pandemia. Acredito que a missão foi cumprida, apesar de alguns percalços.

Ficaram muitas coisas boas deste ano em todas as áreas, da iniciativa privada ao poder público.

2023 desafiador

2023 será um ano de muitos desafios. Os empresários seguem receosos com a economia. A mudança política nos rumos do País deixa um cenário de incertezas. A única coisa que sabemos é que temos que seguir em frente, com coragem para superar os obstáculos.

Obrigado a todos os leitores e parceiros

Aqui na Folha, todas nossas metas foram cumpridas.

Aproveito este momento para agradecer a todos os leitores e parceiros por estar conosco e tornar a Folha o veículo de comunicação mais lido de Canela e o de maior audiência na região. Desejo a todos um Ano-Novo de muita saúde e de realizações. Nos vemos em 2023.