Canela,

28 de fevereiro de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – Ação e reação

Compartilhe:

Hoje vou falar sobre nossos comportamentos, e como podemos incentivar ou destruir algo no outro. Tudo depende da visão de mundo que temos e que aprendemos com nossa família e pessoas que convivemos mais tempo.

A professora tem um poder imenso de ampliar e impulsionar seus alunos e ao mesmo tempo tem este mesmo poder de podar e reprimir cada ser com quem tem convívio. Muitas crianças se sentem mais amadas, cuidadas e observadas na escola, até pelo tempo que passam nela, e a professora é o porto seguro, aquela que ampara, aquela que dá suporte.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

Em algumas situações ela também se torna a profe que a criança demonstra medo, insegurança e fica introvertida na sua presença. Isso porque em algum momento ela teve alguma atitude, demonstração de não concordância com a criança.

Então temos as professoras muito amorosas e as que são consideradas mais bravas, isto porque cada uma tem seus desafios, suas feridas e muitas vezes não conseguem transmitir aquilo que não receberam, e não conseguem separar os desafios e problemas da sua rotina no trabalho.

Vamos aproveitar o fim deste ano, esta última semana, este encerramento de ciclos e planejar quais ações para o próximo ano. Que marcas você escolhe deixar em seus alunos, sim, escolher, porque isso é uma decisão diária, eu decido e não espero que alguém decida por mim.

Você é adulta e auto responsável pelas suas escolhas e ações que vai praticar no próximo ano com seus alunos, seus colegas de trabalho, seus familiares.

Na Pedagogia Sistêmica muito se fala no autoconhecimento, em olhar pra você, porque se você não fizer, quem vai? E se não fizer qual a mensagem que passa? Que você não é importante, que pode ficar para depois, que não se ama…

Se você não estiver bem consigo mesma, como vai transmitir amor aos seus, como vai ensinar de forma alegre e ter uma sala de aula com harmonia e leveza. Lembra que estamos sempre em ressonância, da forma que estamos, que nos sentimos, atraímos vibrações iguais. E a vida é isso, um orai e vigiai diário com nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas ações.

Lembra do seu tempo de escola e espelha aquela professora que te marcou de forma positiva, que deixou marcas que você lembra até hoje. Porque a vida é assim, devemos replicar aquilo que faz sentido, aquilo que faz bem, aquilo que nos ensinou a ser melhor e do mesmo modo eliminar as marcas negativas e que não contribuíram para seu crescimento.

• Leia mais de Fernanda Brandão

Deixe para trás, junto com o ano que vai terminar aquilo que de certa forma aconteceu, que você fez e vivenciou e que não quer repetir. Escolha no próximo ano fazer a sua parte e não esquecer que é responsável por suas escolhas e que cada escolha vai ter uma consequência, boa ou ruim. Saber que tudo depende apenas de ti, faz com que reflita mais e coloque na balança antes de agir.

Espero que este ano tenha sido incrível como foi o meu e não esqueça, faça a sua parte. EU VEJO VOCÊ!