Canela,

25 de maio de 2024

Anuncie

A mochila está pronta? Veja como será a volta às aulas em Canela

Compartilhe:

Foto: Divulgação.

Com a entrada de fevereiro, pais e alunos se preparam para o tão esperado momento da volta às aulas. Os pais voltam a organizar a rotina que se perde um pouco nas férias, e as crianças precisam se adaptar novamente a horários, além de ter que lidar com a expectativa de um novo ano letivo, novas amizades e novos desafios.

Em Canela, as aulas do ensino infantil começaram nesta segunda-feira (06), as do ensino fundamental voltarão na próxima quarta-feira, dia 15, e as escolas estaduais retornam no dia 23. Os colégios particulares, COOPEC e Marista Maria Imaculada, iniciarão seu ano letivo nos dias 23 e 13, respectivamente.

A rede de ensino também planeja e se programa para este período, inclusive, mais cedo do que os estudantes e suas famílias. Para entender como estão os preparativos da educação municipal, a reportagem da Folha foi até a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, conversar com Janete da Silva Santos, atual secretária.

Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Janete da Silva Santos

A fila de espera para berçário e maternal possui 440 alunos, contando 2022 e 2023, pois, conforme decreto municipal, a rede de ensino do município tem até um ano para alocar alunos do ensino não obrigatório. Crianças a partir de quatro anos – com obrigatoriedade de matrícula – que ainda estão na fila de espera, serão convocados em breve.

Segundo Janete, os critérios utilizados para a distribuição dos alunos são analisados desde a inscrição, feita em novembro do ano anterior ao ano letivo e, após selecionados, é realizado o zoneamento dos estudantes: dois alunos que moram perto, irmãos que estudam na mesma escola, entre outros. Um ponto visto com cuidado pela secretária é se há transporte quando a residência do aluno fica a mais de 2 KM de distância da escola, para garantir o acesso à educação.

Turno integral

“Eles estão se inscrevendo e a gente está organizando nas turmas. Eles não vão ficar. Assim que começa as aulas mesmo, a gente organiza e chama esses alunos”, ressalta a secretária. Ela ainda destaca que Canela tem um diferencial comparado a outras cidades da Serra Gaúcha, pois oferece turno integral, por isso tanta procura.

A implementação do turno integral está sendo feita desde 2019, quando começou com os primeiros anos. Por evoluir de forma gradativa a cada ano, em 2023 chegou aos quintos anos e a meta é abranger até os nonos.

Os resultados do turno integral são animadores. De 3.041 alunos matriculados no município, o índice de aprovação é de 91,42%, equivalente a 2.780 estudantes. O índice de evasão escolar é de apenas 2,4%, cerca de 75 estudantes, e de reprovação é de 6,16%, correspondente a 186 alunos. Os dados mostram o esforço de todos os envolvidos para o melhoramento da educação em Canela.

Melhoria na estrutura municipal de educação

Além da parte pedagógica, entende-se que estrutura física também é necessária para o melhor atendimento à comunidade, por isso, o Município está ampliando a rede escolar.

Ainda no primeiro semestre quatro escolas receberão melhorias, sendo elas: EMEF Barão do Rio Branco, com novas salas e banheiros; a EMEF Dante Bertoluci, que ganhou refeitório, cozinha, banheiros e salas novas; a EMEI Profª Corália de Lurdes Pacheco Schaeffer, com cozinha, refeitório, salas e banheiros novos; e a Escola Municipal João Alfredo Correa Pinto, que agora conta com salas e banheiros novos.

Ressalta-se que as mudanças ocorridas nas escolas citadas acima, foram feitas nos sistemas modulares, o que barateia o custo e ainda é mais rápida a conclusão.  

Também no primeiro semestre será inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Incompleto Noeli Silva de Azevedo e Souza, que receberá 110 alunos, do °1 ao 4° ano, em turno integral. A EMEI Prof.ª Eva Alzira Batista Nunes Bianchi será ampliada para receber ainda mais alunos e proporcioná-los maior qualidade.

Palestra Show para professores

Na próxima segunda-feira (13), será realizada uma palestra show para professores da rede municipal de ensino, com intuito de marcar a abertura do ano letivo de 2023. Será às 18h30, no Teatro Municipal, com o Mestre e doutor em Teologia pela PUCRS e sociólogo pela UNISINOS, Giovanni Mattiello.

Giovanni é o autor do livro “Nas Trilhas da Esperança”, e realiza palestras show desde 2011. Ele conta com mais de mil palestras em seu currículo, para jovens, estudantes, professores, entre outros, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.