Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

FiliGram 2023 apresenta data e tema central

Compartilhe:

O Festival Internacional Literário de Gramado – FiliGram já tem seu tema central e data de realização. O evento, cuja primeira edição aconteceu em setembro de 2022, esse ano ocorrerá de 06 a 15 de outubro, e terá como pauta principal responder a seguinte pergunta: “Qual o lugar da palavra?”. A partir do tema central, o FiliGram vai procurar trazer respostas sobre qual é o lugar da palavra, dividindo sua programação em quatro eixos, cujos curadores serão apresentados em breve:

No cinema, na música, nas linguagens

Quanta literatura está por trás das telas? Quanta palavra está por trás de uma canção, de uma performance, de uma cena? Autores, atores, produtores, diretores, músicos, biógrafos e artistas debaterão a simbiose entre o lugar da palavra nas páginas, nas telas e nas artes.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

No eco

Uma palavra pode reverberar, expandir-se, multiplicar-se. Pode ecoar na sustentabilidade, no ecológico, no ambiental, no acessível, na diversidade, na inclusão, na sociedade. Vamos discutir sobre o eco da palavra e sobre a palavra no eco.

Nas viagens

Uma viagem está repleta de palavras e de sentidos. Desbravar culturas, costumes, idiomas, dialetos. Literatura é uma viagem: esse eixo trata de estabelecer o vínculo entre o turismo e a palavra.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

No ensino

Como estimular a leitura? Como promover o debate, o senso crítico e furar a bolha? Por aqui vamos discutir sobre a literatura na sala de aula.

O Lago Joaquina Rita Bier será, mais uma vez, o palco do Filigram, e na edição deste ano a organização do evento, composta pela Prefeitura de Gramado, por meio de sua Secretaria da Cultura e a proponente do projeto cultural Miraceti, promete criar um ambiente ainda mais acolhedor, visível e multicultural. Uma das novidades de 2023 será o Palco da Ilha, um espaço montado em plena ilha do Lago Joaquina e que receberá atrações musicais e performáticas. Ademais, o evento seguirá contando com palco principal para 250 pessoas, praça de alimentação, palco paralelo e áreas de convivência.

Crédito: Ascom/PMG