Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

Atividade não tem idade: como estimular a mente combate o envelhecimento

Compartilhe:

Você certamente já ouviu falar que idade é um estado de espírito. Há inúmeras pessoas com muitos anos acumulados que, ainda assim, mantêm uma jovialidade. E, por outro lado, há gente considerada jovem que aparenta mais idade do que realmente tem. Salvo raras e estranhas exceções, todo mundo quer estar na primeira categoria, a dos velhos-jovens, e não na segunda, dos jovens-velhos.

A ciência já comprovou que, para manter uma boa saúde mesmo com a senescência, é fundamental cuidar de um órgão específico: o cérebro. Uma cabeça ativa consegue evitar diversas enfermidades, unicamente por estar sendo usada. Pois, como sabemos, o que não se usa, atrofia. E daí decorrem os problemas.

Se alguém quer fortalecer um músculo, a receita é bem conhecida: exercícios, seja com uma breve caminhada, nas máquinas da academia ou numa simples sessão de fisioterapia. Mas como exercitar a mente? Existe Pilates para a cabeça?

A resposta é sim. Nosso cérebro é estimulado sempre que é chamado a raciocinar. Isso estimula as sinapses, formando caminhos entre as células cerebrais por onde passam os sinais elétricos. Quanto mais sinapses, mais caminhos, e um cérebro mais “musculoso”. E nem é preciso suar. Veja algumas atividades que estimulam a cabeça e fazem com que a vida adulta seja uma festa, e não um fardo.

Quebrando a cabeça (#sqn)

Montar quebra-cabeças é extremamente estimulante para a mente, porque nos obriga a prestar atenção às sutilezas de formatos e cores de cada peça. E, a partir dessa análise, raciocinar sobre sua colocação. Tudo isso é uma grande fábrica de sinapses e, como bônus, encaixar uma peça difícil gera uma pequena descarga de dopamina, o hormônio do bem-estar.

Contando até 21

Uma das atividades que mais estimula a parte cognitiva são os jogos que demandam raciocínio, como o famoso Black Jack, um título de cartas onipresente nas plataformas de entretenimento online. A mecânica do jogo obriga a somas mentais constantes, além de raciocínio lógico sobre as probabilidades de cada jogada. Essa ginástica cerebral é algo valioso para manter as sinapses fluindo e, com elas, o bom desempenho da mente.

Mas o Black Jack pode ter mais do que uma simples soma para estimular a mente. Quem realmente gosta da modalidade vai precisar analisar e tomar decisões sobre jogadas especiais, como dividir, desistir ou comprar seguro contra um Black Jack do crupiê. Mais matéria-prima para o cérebro trabalhar.

Cruzamento de letrinhas

O tradicional jogo de palavras cruzadas é uma das mais famosas vitaminas para o cérebro. Ele estimula de duas formas – através da busca da palavra definida no conceito, e através do raciocínio lógico-espacial: quantas letras tem a palavra, quais letras se cruzam etc. Uma prova de como as palavras cruzadas são benéficas é a evolução do nível dos cruzadistas. Quando começam, costumam buscar jogos fáceis mas, com o tempo, aumentam a dificuldade, chegando ao ponto de resolver problemas que sequer têm as casas mortas demarcadas

Cruzamento de algoritmos

Na linha das Cruzadas, mas com maior ênfase na questão lógica, vem o Sudoku, o tradicional jogo de encaixar algarismo de 1 a 9 em linhas, colunas e quadrados, sem repetir. O Sudoku é interessante porque obriga o cérebro a pensar onde um determinado número deve ir (uma dedução positiva) e também onde ele não pode ir (uma dedução negativa), uma dicotomia que é uma ótima ginástica cerebral.

Cantando, cantando

É comum ver adultos participando de grupos musicais, tal como o coral Viva a Vida, um dos mais ativos em nossa região. E os cantores fazem bem, porque cantar é uma atividade estimulante para o cérebro. Ela requer uma atenção ao tom – a afinação – mas também ao tempo da música. Essa busca constante do equilíbrio entre os dois elementos é o que faz as sinapses acenderem. E, tal como no quebra-cabeça, há uma sensação de prazer quando se acerta a nota exata.

Como se pode ver, exercitar a mente é simples, fácil, divertido e requer muito pouco investimento.  Se você quer chegar aos noventa com o cérebro rodando a cem por hora, escolha um, ou vários. Atividade não tem idade.