Ofícios foram assinados por prefeito em exercício que se posicionou contra os temas
Dois ofícios foram protocolados pela Prefeitura de Canela junto à Câmara de Vereadores, na tarde desta segunda (27). Assinados por Gilberto Cezar, como prefeito em exercício, os dois pedidos surpreenderam alguns setores políticos da cidade.
O primeiro diz respeito ao projeto de permuta do Centro de Feiras pela construção de um centro de convenções no Parque do Palácio, o PL 06/23. O texto foi retirado de votação e na justificativa, Cezar, diz: “Ouvindo o apelo da nossa população canelense, bem como de entidades do setor turístico, urbanístico, cultural e ambiental da cidade, vereadores e a recomendação do MP/RS de 20/03/2023 que pedia a retirada do referido PL no prazo de até 5 dias úteis”.
Já o segundo ofício diz respeito a reforma administrativa, ou minirreforma, pretendida pela Prefeitura, o PLC 01/23, que pretendia a separação das áreas de Meio Ambiente e Planejamento em duas secretarias municipais e, pela criação de uma nova pasta, também criava cargos de CCs. Tal projeto poderia ir a votação na noite desta segunda (27).
Sobre o PLC 01, Gilberto justificou a retirada “pelo fato de atender o pedido de inúmeras pessoas da comunidade que não concordam com este projeto e eu mesmo não concordo”.
Assim, os dois projetos polêmicos que tramitavam na Câmara de Vereadores foram retirados de pauta no momento em que o vice, Gilberto Cezar, assume como prefeito em exercício. Cezar deixou claro à reportagem da Folha que esta foi uma decisão sua, conforme declarações anteriores se posicionando contra as iniciativas.
“Canela não precisa ter secretaria de trânsito e 37 CCs extras, precisamos de uma reorganização do quadro atual e de um concurso público, talvez de uma Secretaria de Segurança Pública com guarda municipal armada”, finalizou Cezar.
Constantino Orsolin entrou em férias e deve voltar ao cargo em 13 de abril.