Canela,

2 de maio de 2024

Anuncie

Chef Marcos Livi cria “cozinha de altitude” em Santa Catarina

Compartilhe:

O novíssimo Vistta_sc nasce como pop-up, instalado em uma propriedade de frente para o cânion Malacara, em Praia Grande, com opção de hospedagem exclusiva

 A 400 metros de altitude, uma nova cozinha está movimentando a cidade de Praia Grande, em Santa Catarina. O serviço criado pelo chef Marcos Livi é a atração do sítio Azimuth, uma área privada de 60 hectares, de frente para os cânions, onde agora é possível experimentar pratos surpreendentes, se encantar com a natureza, passar o dia ou mesmo se hospedar. 

O novíssimo restaurante Vistta_sc é um pop-up, ou seja, pode durar meses, ou se tornar um projeto maior. O conceito é usado pela gastronomia mundial quando grandes chefs desejam testar, criar uma marca, serviços exclusivos ou uma nova experiência. O local já recebe reservas e está aberto todos os dias, ainda na modalidade soft opening, com um cardápio que tem o Ar como elemento de conexão.

 “É uma cozinha nova, como eu nunca preparei antes. O ar é a minha inspiração, pois a vista para os cânions é espetacular. O ar é a grande conexão “, diz Livi, que está à frente de oito projetos gastronômicos em São Paulo e no RS, sobre a sua primeira incursão em Santa Catarina.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O sítio Azimuth foi a casa dos paulistas Régis e Carolina Duchêne. Daí vem a forma como os clientes são recebidos agora. Na chegada, os pés descalços são um convite para desfrutar do aconchego e da boa mesa. Entre os destaques, as criativas e deliciosas entradas “pirulito de costela” e “terra comestível”, o filé-mignon  “El Trapo” feito com técnica ancestral de cocção, o sorvete natural de banana com raspas de limão e o não menos surpreendente cafezinho, já batizado de “Café iCloud”, servido com uma nuvem de algodão doce em uma estrutura sobre a xícara.

“A genialidade do chef Livi, a maneira como ele recebe as pessoas e como os restaurantes dele funcionam nos deram a certeza de que ele era a pessoa certa para o negócio. O Vistta_sc merece o melhor. O Azimuth também. Já estão indo muito bem, muito além do esperado”, conta o proprietário do Azimuth, Régis Duchêne. 

Os drinks, cervejas, vinhos e espumantes, assim como as sobremesas do Vistta podem ser apreciados no restaurante ou nos miradores criados na propriedade. Cada mesa tem um mirador reservado para a experiência ser completa no sítio. Batizados com nomes de pássaros, os espaços oferecem cadeiras e estão de frente para o grande Malacara. Há ainda passeios a cavalo, trilhas e os voos de balão que podem ser opções de quem está no Vistta.  

Com uma arquitetura contemporânea e aconchegante, a casa criada pelo arquiteto Thiago Passos tem linhas retas que contrastam na natureza, sem interferir na paisagem. A área do restaurante, a sala e a grande varanda ficam bem próximas das duas acomodações exclusivas  que incluem café da manhã, banho com chuveiro a gás, lençóis de fios egípcios, toalhas 100% algodão, frigobar, TV a cabo, máquina de café, wi-fi e uma vista para os cânions.  

O chef do Vistta_sc

Gaúcho radicado em São Paulo há 30 anos, Marcos Livi é um empreendedor nato da gastronomia. Aos 10 anos, descobriu na “chapa” o gosto pela cozinha no negócio da família, o tradicional Xis da Dona Laura, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Graduado em Gastronomia, ganhou experiência e criou o Grupo Bah, levando a cultura gaúcha para São Paulo, onde se estabeleceu com os empreendimentos Verissimo, Quintana, Brique, Napoli Centrale e FFBurger. Na cidade natal, revitalizou o Parador Hampel, hospedagem centenária, onde apresenta o menu do restaurante Ana Terra e o A Ferro e Fogo, uma experiência ao redor do fogo que também percorre o país. Agora, Livi está à frente do Vistta, um pop-up em Praia Grande, em sua primeira incursão em Santa Catarina.

O Azimuth 

O nome da propriedade é de origem árabe, do século 13, significa o lugar para onde se olha, um ponto geográfico, uma coordenada no espaço. O sítio com 60 hectares tem um açude natural, já foi a residência de uma família e agora é a sede do restaurante Vistta_sc. Os proprietários do Azimuth realizaram um estudo ambiental físico, biótico e antrópico do sítio e da região com a intenção de conhecer e preservar a área. O trabalho tem 647 páginas em 3 volumes e deve virar livro.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Praia Grande, a capital dos Cânions

A cidade de Praia Grande é destino indutor do extremo sul catarinense e sede administrativa do Geoparque da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, um Patrimônio Geológico de relevância internacional. No mundo, existem 177 geoparques em 46 países.

O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul está em dois estados (RS e SC) e em sete municípios: Cambará do Sul, Praia Grande, Mampituba, Torres, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Morro Grande. São 2,830 Km e paisagens como o parque da Guarita e os cânions Itaimbezinho, Fortaleza e Malacara.