Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Tratado na UCS, graxaim-do-mato retorna à natureza

Compartilhe:

Divulgação/UCS.

Animal foi resgatado pela Patram em Caxias do Sul. Debilitado, passou por processo de reabilitação no Jardim Zoológico e no Instituto Hospitalar Veterinário da Universidade

A Universidade de Caxias do Sul, através de estruturas e equipes do Jardim Zoológico e do Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET), acolheu para tratamento um exemplar de graxaim-do-mato (Cerdocyon thous), que pôde ser reinserido à natureza na quarta-feira, 3 de maio, solto em área de mata nativa no interior da cidade.

Resgatado pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) no dia 17 de abril, em área privada no bairro Marechal Floriano, o macho adulto se apresentava apático, com quadro grave de infecção e lesão por mordedura no membro posterior esquerdo compatível com ataque de cão doméstico, conforme explica o médico veterinário responsável técnico pelo Zoológico da UCS, Gabriel Guerreiro Fiamenghi. Recebido no Zoo da UCS, passou por exames complementares no IHVET, como raio X, hemograma, testes bioquímicos e de cinomose, tendo sido tratado e reabilitado até atingir as condições de saúde para a soltura.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O profissional conta que a espécie é comum na região e se alimenta de pequenos mamíferos e frutos da estação. Entre os motivos de serem encontrados em ambientes urbanos estão a perda de habitat por desmatamento, queimadas e a busca por alimento. Conflitos desses animais com outras espécies da fauna e animais domésticos, como cães e gatos, são de comum registro, conforme acrescenta Fiamenghi.

Referência em Acolhimento e Saúde Animal
A UCS é referência regional e estadual no acolhimento de animais para tratamento, destinados, protocolarmente, pelos órgãos públicos. O Zoo da UCS – inaugurado em 1997 – funciona como centro de recuperação e abrigo de animais silvestres apreendidos em cativeiro ilegal ou encontrados debilitados, feridos ou órfãos, que após avaliação e tratamento veterinário especializado podem permanecer no local, ser encaminhados para criadouros legalizados ou reintegrados à natureza. A Instituição, que mantém o Zoológico com recursos próprios, trabalha em projeto de revitalização da infraestrutura do espaço, para o qual busca estabelecer parcerias públicas e privadas.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Além do Zoo, o complexo em saúde animal da UCS inclui o Instituto Hospitalar Veterinário, inaugurado em 2022, como um dos maiores complexos de saúde animal do Rio Grande do Sul; uma unidade móvel; Escola Experimental; e interface com o Museu de Ciências Naturais, além dos lagos da Instituição e sua biodiversidade. Os espaços unem qualificação em Medicina Veterinária, prestação de serviços, pesquisa e inovação.