A SP Imobiliária está completando 35 anos de atividades neste mês de maio. Foi em 1988 que Attilio Stopassola iniciou essa caminhada, com o objetivo de preencher um espaço no mercado, pois, através de uma pesquisa, o empreendedor constatou a necessidade de uma empresa especializada em administração e locação de imóveis.
Atualmente, a empresa é referência em soluções habitacionais, oferecendo uma gama de serviços para locadores e locatários, além da completa administração de condomínios. Com um quadro de 24 colaboradores, a SP une credibilidade, tradição e experiência na entrega de serviços, sempre pautados na ética profissional.
Um pouco de história
Attilio vivia, à época, uma transição no seu ramo de negócios, encerrando seu “armazém de secos e molhados”, o qual mantinha desde 1968. Para fundar a SP Administradora e Locadora de Bens Ltda., buscou a parceria de Olício Port e, juntos, deram início a uma trajetória de sucesso.
O nome da empresa é inspirado nas iniciais dos sobrenomes dos sócios, “S” de Stopassola e “P” de Port. A primeira sede da imobiliária foi na Rua Felisberto Soares, 159, em uma casa histórica, na esquina com a Rua Dona Carlinda. A sociedade deu frutos e se manteve até janeiro de 1996, quando Olício se retirou da empresa para desenvolver projetos particulares.
Em pouco tempo, a empresa mudou para a Av. Osvaldo Aranha, 188, aonde manteve suas atividades até outubro de 2002, quando inaugurou sua sede própria, na Rua Felisberto Soares, 208.
Ainda em 1996, os filhos de Attilio, Alexandre e Francisco, passaram a integrar o quadro societário da empresa, o qual permanece até hoje.
Ética e comprometimento
A administração de imóveis é uma área que chamou a atenção de Attilio por um episódio em que ele classificou como “infeliz”, justamente na locação de um apartamento de sua propriedade. Assim, a SP nasceu com o propósito de prestar um atendimento de excelência e, sobretudo, pautado na ética.
Francisco Stopassola explica que, diariamente, estes valores são trabalhados na empresa. “Perseguimos sempre estes princípios, da ética, do profissionalismo, da inovação e de um ambiente saudável, não somente entre os funcionários e os sócios, mas também com os clientes, que nos buscam justamente em razão destes valores”.
A administração de condomínios foi uma consequência deste trabalho. “A cidade estava crescendo, com a construção de muitos prédios e não havia nenhuma administradora ou nenhum profissional que soubesse atuar nesta área. Passamos então a buscar um atendimento, também de excelência, em condomínios. Hoje, administramos em torno de mil imóveis e cerca de 140 condomínios, inclusive os grandes condomínios horizontais”, explica Francisco.
Ampliação e serviços agregados
O próximo passo deve ser a mudança para nova sede. O projeto já está em andamento, com foco no atendimento para clientes de locação e condomínios, mas também prestadores de serviços, já que hoje a SP oferece uma série de produtos agregados a quem escolhe a empresa.
A qualificação resulta em crescimento e vantagens para os clientes. “É muito importante conseguir benefícios e repassar para o cliente, porque são valores agregados. Não é só o que a gente entrega de serviço pronto, são aquelas coisas que a gente vai oportunizando junto com o nosso trabalho. Por exemplo, os clientes da imobiliária que quiserem fazer uma conta ou seguro no Banrisul, vão ter descontos”, comenta Alexandre, citando uma das vantagens que a empresa oferece.
Cuidar das pessoas
Alexandre explica que a SP foi a primeira imobiliária da região a aderir ao PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade. “Tivemos a satisfação de ser contemplados com a medalha bronze, na época existiam somente onze imobiliárias em todo o Estado do Rio Grande do Sul que tinham essa medalha”.
Dentre os objetivos deste programa está o comprometimento com as pessoas e com a sociedade. “Temos investido muito em treinamento e qualificação da equipe, porque uma empresa não é feita sozinha, com nossos funcionários. Pensamos em cuidar das pessoas e assim, estamos envolvidos e comprometidos com a sociedade, através de ações sociais e a participação em diversas entidades”.
Agradecimento
Por fim, Attilio, fez questão de prestar reconhecimento a todos que colaboram com o crescimento da empresa ao longo destes 35 anos.
“De alguma forma, todas as pessoas que passaram aqui, participaram desta jornada conosco”, destacou Attilio, lembrando colaboradores, prestadores de serviço, locatários, proprietários de imóveis, clientes de condomínios, prestadores de serviço, instituições e uma gama de profissionais que fazem parte desta engrenagem.
“Somos muito gratos à Canela e pessoas de diversas outras cidades, e até países, que confiam em nosso trabalho”, destacou Francisco.
“Com certeza, todas as relações que nós tivemos com clientes e funcionários só fez com que a imobiliária crescesse de forma profissional e em qualidade também, por este motivo é muito importante citá-los e reforçar este agradecimento”, finalizou Alexandre.