Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

UCS Bento lança curso de graduação em Enfermagem

Compartilhe:

Fotos: Bárbara Salvatti/Exata Comunicação

Cerimônia oficializou o início da oferta da formação, que terá aulas a partir de agosto. Vestibular tem inscrições abertas, a partir de prova de redação on-line ou aproveitamento das notas do Enem ou de vestibulares anteriores da UCS

O Campus Universitário da Região dos Vinhedos reforçou seus vínculos regionais com a produção do conhecimento e a promoção do desenvolvimento sustentável ao demarcar o lançamento do curso de Enfermagem em Bento Gonçalves, em solenidade na noite de 16 de maio. A graduação já integra a oferta de vestibular com processo seletivo contínuo da UCS e tem aulas a partir do mês de agosto. A iniciativa estabelece para a cidade e a região uma formação na área da vida com a chancela de uma das mais respeitadas universidades brasileiras.

A qualidade do ensino da UCS foi um dos pontos ressaltados durante a inauguração do curso, ocorrida em meio à programação da Semana da Enfermagem. “Vamos oferecer uma formação de qualidade para toda a região, habilitando profissionais que, a partir do curso, poderão gerar grande impacto na promoção da saúde e da qualidade de vida na região”, disse o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis. O professor também lembrou que a oferta coincide com uma importante data para a Universidade. “Em 1993, foi estabelecido o termo de comodato da UCS com a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos – Fervi, então, nesse aniversário de 30 anos, nós estamos comemorando com o lançamento do curso”, prosseguiu. A parceria com a Fundação oportunizou a difusão do Ensino Superior em Bento Gonçalves e, posteriormente, a implantação do campus universitário da UCS no município.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Para instalar o curso, a UCS Bento realizou investimentos de cerca de R$ 1 milhão no Laboratório de Habilidades, equipado com manequins de última geração para as práticas dos alunos. Junto com os demais laboratórios e a infraestrutura do campus, além do projeto pedagógico e da qualidade do corpo docente, o curso foi avaliado pelos técnicos do Ministério da Educação com conceito máximo (nota 5). “Passamos por um processo avaliativo e tivemos a autorização da oferta por meio do reconhecimento e do conceito de excelência. Poucas instituições recebem esse conceito”, lembrou a pró-reitora de Graduação da UCS, Flávia Fernanda Costa.

Ela também destacou o compromisso da Universidade com a excelência do ensino, observando as particularidades da região para instalar um curso capaz de atender às demandas locais. “O projeto pedagógico foi constituído atendendo às especificidades da região onde estamos inseridos. Isso é contribuir com a região. A UCS celebra com a comunidade a oferta desse curso e reafirma seu compromisso como instituição comunitária que tem como finalidade contribuir com o desenvolvimento regional, seja no âmbito social, econômico, tecnológico, educacional e da vida também”, disse a pró-reitora.

Para a oferta, a Universidade conta com parcerias da comunidade, como o Hospital Tacchini e a Secretaria Municipal da Saúde. As instituições cumprem um importante papel na formação dos acadêmicos, já que o curso é constituído em sua maior parte por vivências práticas, como destacou a coordenadora do curso de Enfermagem da UCS em Caxias do Sul, Isabel de Melo. “Temos uma base teórica forte, mas o que temos de mais forte são as práticas, nosso curso é 70% prático”, ressaltou.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O corpo docente do bacharelado em Enfermagem é formado por professores mestres e doutores, com grande experiência na assistência, que acompanham os alunos nos aprendizados teóricos e práticos. “Temos uma tradição em Caxias, onde o curso existe há mais de 60 anos. Muitos dos nossos egressos garantem emprego antes da colação de grau. A região merece esse curso e profissionais formados pela UCS, que certamente farão a diferença no mercado”, destacou Isabel.

O curso de bacharelado em Enfermagem tem início com a oferta de 40 vagas, aulas no período da tarde e vespertino (práticas) e à noite (teóricas). A formação ocorre em cinco anos. “Dentro deste fortalecimento da saúde, a Universidade tem trabalhado muito com a inserção dos acadêmicos na comunidade. Isso vai fazer com que esse futuro egresso possa estar preparado”, disse a coordenadora do curso de Enfermagem da UCS Bento, Daiane Vergani.