Canela,

20 de maio de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

GRANDES EMPREENDIMENTOS X DESAFIOS GIGANTES • Juliana Alano

Compartilhe:

Caro leitor, você que possui um negócio em nossa região vai ser impactado diretamente com abertura de grandes empreendimentos em diversas áreas, agora o desafio é saber se será um impacto positivo ou negativo.

Quanto mais atividade comercial em uma localidade, maior é a geração de oportunidades de emprego, aumenta arrecadação de impostos municipais para serem reinvestidos, a concorrência obriga as empresas inovarem para se manterem competitivas, mais fluxo de turistas que buscam a Serra Gaúcha pela variedade da gastronomia, comércio e diferentes entretenimentos para toda a família. Além disso, o desenvolvimento econômico de um lugar desperta ainda mais o olhar de novos investidores.

Os benefícios são muitos, porém também tem o outro lado e um grande desafio tem sido a mão de obra, principalmente a qualificada. Grandes empresas geram inúmeros postos de trabalho, contudo boa parte destes acabam não sendo ocupados, levando até o fechamento do negócio. Talvez, em outro prisma, outra desvantagem de um crescimento econômico é o constante embate dele com questões ambientais, visto que muito do que é produzido exige algum tipo de impacto ambiental, problema aparente por não termos políticas públicas que assegurem que a infraestrutura básica comporte esse crescimento de forma ordenada.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

O custo de vida nas cidades turísticas como a nossa, acaba afastando a mão de obra qualificada, que precisa trabalhar dois turnos para poder sobreviver. Alguns postos de trabalho pagam salários incompatíveis com o custo de vida, com comida, transporte, educação, saúde e vestuário.

E como resolver esse problema de mão de obra? Se a iniciativa pública e privada não trabalharem juntas para qualificar as pessoas, será muito difícil termos os serviços de qualidade que é esperado de nossa região. Seria muito legal também se o morador pudesse ter descontos no comércio em geral, tenho certeza de que seria visto como um bom benefício, não seria necessário ir até as cidades vizinhas abastecer o carro, por exemplo.

Fato é que hoje ao invés das empresas escolherem a sua equipe, são os colaboradores que estão escolhendo o melhor lugar para trabalhar, já que as opções são muitas. Espero sinceramente que não vire um leilão para saber qual empresa vai pagar mais, já que sabemos que isso desencadeará outros problemas, como já aconteceu, a mídia publicando que somos um lugar “caro demais”, considerando que aumento do custo resulta em aumento de preço de venda. O problema NÃO é CRESCER, o PROBLEMA é não ESTAR preparado para o CRESCIMENTO!