Em 2019 iniciamos um projeto nas escolas, para contribuir com os jovens que estão num momento em que precisam fazer decisões, e muitas vezes estão perdidos por não ter uma visão além dos exemplos da família.
É um projeto solidário onde abordamos assuntos como vendas, currículo, empreendedorismo, educação financeira, talentos, bullyng, turismo e hospitalidade. A intenção é que ampliem seu olhar para as diversas oportunidades que estão a sua volta, basta buscar e ir atrás de seus objetivos.
O que percebo é que muitos alunos não tem esta visão, por ter uma realidade simples dentro das suas famílias e achar que tem que seguir o caminho e exemplo dos pais.
Outros já sonham e tem clareza que podem fazer diferente, diante de tantas oportunidades e diversas opções de cursos, treinamentos, que podem ter um futuro quem sabe melhor que seus pais.
Trazendo aqui a visão da Pedagogia Sistêmica, temos a boa e a má consciência. A boa consciência se aplica quando se repete as profissões dos que vieram antes e assim se sente pertencente ao sistema familiar. A má consciência se aplica quando se permite ser a “ovelha negra” da família e assim sai das repetições e faz algo diferente pela sua vida.
• Siga Fernanda Brandão no Instagram
Muitos permanecem na boa consciência pois acham que a vida é assim e se conformam com o que chega, é destino. Outros ampliam seu olhar e não aceitam apenas repetir e sim fazer algo diferente e que faz sentido na sua caminhada.
Alguns participam, outros são mais quietos, porém cada olhar demonstra curiosidade, esperança e alegria em ter exemplos reais, os quais estão muito próximo deles. Assim se torna possível sonhar e buscar conhecimento e a ambiência certa para crescer e se desenvolver.
Alguns educadores participam com suas colocações, e assim torna o assunto com mais fácil aplicação, e fazem também ganchos com o que tem trabalhado em sala de aula.
A intenção é essa, contribuir do nosso lugar de colaboração e assim continuar uma caminhada em parceria com os educadores, para que todos cresçam juntos.
Neste projeto a intenção é mostrar e clarear a visão a respeito de um futuro melhor, e contribuir com nossas experiências, algo que não tivemos, aprendemos acertando e errando. Nossa região oferece diversas oportunidades e áreas de trabalho por ser cidade turística, assim podem escolher no que vão começar sua caminhada no mercado de trabalho.
O projeto iniciou em 2019, parou na pandemia e neste ano de 2023 retornamos as escolas, e já chagamos a mais de 420 alunos entre escolas estaduais e municipais. É uma parceria com a ACIC e chama ACIC Volta a Escola.
Como disse o Projeto é solidário e a meta é contribuir com 1000 alunos até o fim deste ano. Se você faz parte de alguma instituição de ensino e quer esta rodada de conversas em sua instituição, só entrar em contato com a ACIC de Canela e falar com Ângelo. Ele faz parte da Associação e também da equipe que vai as escolas. E não esqueça: “EU VEJO VOCÊ.”