Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

APOSENTADORIA EXPECTATIVA X REALIDADE • Juliana Alano

Compartilhe:

Caro leitor, quem de vocês não sonha com o dia que não precise mais trabalhar? Que a única preocupação da vida seja aproveitar os momentos junto com a família e fazendo o que gosta? Essa é a expectativa que todos temos.

Quando se pensava em aposentadoria antigamente, nós já imaginávamos aquela determinada pelo INSS depois de x tempo de trabalho e contribuição, o que normalmente ocorria depois dos 50 anos de idade. Se você tivesse uma contribuição boa, se aposentaria com um valor mediando para gozar desse momento, agora se fosse o contrário, a aposentaria mal dava para sobreviver. E o cenário piora quando cresce a cada ano o índice de famílias que dependem de 75% da renda dos aposentados, só no último ano o aumento foi de 12%, ou seja, são os aposentados que estão chefiando as finanças de casa.

Mas o que eu quero chamar sua atenção é se você já se questionou com quantos anos você quer se aposentar ou parar de trabalhar? Quanto tempo você ainda precisa para que sua renda seja suficiente para viver sem depender da sua força de trabalho?

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Tenho amigos com menos de 40 anos que não trabalham mais. Pois é! Pessoas que fizeram um planejamento financeiro pessoal e que calcularam quanto precisariam para chegar em determinada época sem depender mais da força laboral e mesmo assim vivem a vida que sempre sonharam.

Claro que o exemplo que dei não é a realidade da maioria dos brasileiros, justamente porque as pessoas não são educadas financeiramente e desconhecem a ciência do dinheiro.

Tudo ficará mais fácil se você não deixar para pensar nisso quando já estiver com a idade avançada, quando a vitalidade já não é tão boa e o mercado de trabalho muito menos. Comece a pensar agora no seu planejamento financeiro pessoal e viva a vida que deseja, se não sabe como fazer busque profissionais que saibam.

Invista AGORA para não se ARREPENDER quando já for TARDE.