Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

Justiça inicia julgamento de Alberi Dias e outras duas pessoas em denúncia da Operação Cáritas

Compartilhe:

Fatos dizem respeito à obras realizadas com supostos orçamentos fraudulentos

A 1ª Vara Judicial de Canela inicia, hoje (24), o julgamento do vereador Alberi Dias (MDB), do ex-diretor da Secretaria Municipal de Obras, Denis Roberto de Oliveira de Souza e de Ademir Claudiomiro Colombo da Silva, por obras realizadas após licitação com supostos orçamentos fraudulentos.

A audiência de instrução acontece na tarde desta terça e é o primeiro no trâmite judicial que analisa a denúncia do Ministério Público com base no indiciamento realizado no âmbito da Operação Cáritas.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Segundo a denúncia, os réus, em comunhão de esforços, utilizaram-se de orçamentos fraudulentos para obter vantagem em concorrência pública em duas obras: a construção de uma guarita na Secretaria de Obras e a reforma do piso e forro do Hospital de Caridade de Canela, sendo que na obra do HCC, foram utilizados três orçamentos forjados, segundo a investigação.

O vencedor da concorrência foi Ademir Claudiomiro, o Junta, ainda que se utilizando de empresas de terceiros. Na época da investigação, a Polícia Civil de Canela chegou a encontrar orçamentos falsificados no aparelho celular de Alberi, os quais foram enviados através de aplicativos de mensagens para Junta, que os utilizou nas concorrências, através de dispensa de licitação, elaborado pelo Município de Canela, conforme solicitação da Secretaria de Obras.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Alberi Dias e Junta chegaram a ser presos preventivamente no decorrer da investigação.

Neste processo judicial, os réus terão a oportunidade de se defender das acusações. Eles poderiam ter realizado acordo com o Ministério Público, por não persecução penal, no qual poderiam cumprir penas alternativas, por se tratar de crime sem violência ou grave ameaça e com pena mínima inferior a quatro anos, porém, para tal acordo há a exigência da confissão, o que não ocorreu no processo.