Canela,

3 de maio de 2024

Anuncie

12º Festival de Coros de São Chico celebra a música brasileira em evento gratuito

Compartilhe:

Foto Oficial do Coro Municipal de São Francisco de Paula. Foto: Elica Brenda

Encontro acontece no dia 4 de novembro e traz 5 coros convidados além do Coro Municipal de São Chico

São Francisco de Paula promove o 12º Festival de Coros no dia 4 de novembro. O Coro Municipal de São Chico, que comemora 21 anos de história, sob a regência do Maestro Giovani Costa, convida outros cinco grupos para o evento, que é gratuito e acontece na Igreja Matriz. O repertório apresentado pelo Coros SFP, União, Municipal de Rolante, Tramontina e pelos Grupos UPA! e UPA! Jovem passa por Milton Nascimento, Chico Buarque, Tom Jobim, José Fogaça, Jorge BenJor, Djavan e outros grandes compositores do Brasil, em uma grande celebração da música brasileira.

“A música tem muita história para contar, especialmente a música popular brasileira” relembra o maestro Giovani Costa. Há 21 anos regendo o Coro de São Chico, o maestro é responsável por ajudar a construir a voz, o tom, e também a bossa do grupo, que é reconhecido por dar voz a clássicos da música brasileira como A Banda, de Chico Buarque, Mas que Nada de Jorge BenJor, Sapato Velho, reconhecida por ser interpretada pelo Roupa Nova com composição de Cláudio Nucci e Paulo Tapajós, por exemplo. “A MPB teve importante participação nas mudanças políticas e sociais no nosso país, contribuindo para o cenário de liberdade individual e cultural que temos hoje. No Festival, poderemos aplaudir a criatividade e a expressão individual e também coletiva. Cantar e ouvir canções brasileiras é viajar no tempo através das gerações. Muitas pessoas moldaram suas personalidades ou se sentiram à vontade para expressá-las por conta dos movimentos artísticos oriundos da MPB. Apreciar a música popular brasileira nos dias de hoje, através do movimento coral, é reconhecer toda essa construção e sentir a história em músicas de todos os lugares deste país continental” destaca. 

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

“A prática de canto coral é uma das mais antigas formas de integração social e precisa ser incentivada e preservada”, relembra o Secretário de Turismo Cultura e Desporto Rafael Castelo Costa. O canto coral está presente na grande maioria das culturas mundiais, o que mostra que esta atividade é social, cultural e humana. No Brasil, a presença do canto coral enquanto agente social pôde ser verificada com a chegada dos jesuítas, mas mesmo nas atividades vocais em grupo dos índios brasileiros e dos africanos trazidos para o Brasil já era possível constatar o canto enquanto prática social-cultural. 

Conheça os Coros participantes:

Coro Municipal de São Francisco de Paula

Com o objetivo de difundir a cultura do canto coral, despertar o interesse na comunidade promovendo a integração social, a convivência comunitária, interação com outros coros e a divulgação de São Chico.  O Coro Municipal de São Francisco de Paula, sob a regência do Maestro Giovani Costa, tornou-se um ícone da cultura serrana, levando o nome do município até os mais importantes eventos culturais do Estado.

Coral União

O CORAL UNIÃO, da cidade de Estância Velha, foi criado em 1894 por uma comunidade de imigrantes e descentes de imigrantes alemães no vale do Rio dos Sinos. O Coral possui 129 anos de atividades ininterruptas, dando origem à SOCIEDADE DE CANTO UNIÃO: um clube que se mantém ainda vivo e em plena atividade. Desde 2017, está sob a presidência de Ândreas Mentz e tem como Maestro Martin Alexandre Altevogt. 

Coro Municipal de Rolante

O canto coral é a tradição cultural mais antiga em Rolante, herdada da colonização dos imigrantes alemães que tinham as Sociedades de Canto na maioria das suas comunidades. Originando-se de um pequeno grupo de amigos cantores, para salvaguardar essa herança, o município criou o Coro Municipal de Rolante com o objetivo de manter e difundir o Canto Coral no município e região. O Coro está sob a regência do Maestro Giovani Costa.

Grupo Upa! E Upa! Jovem

O UPA! é um grupo musical que tem a voz como principal instrumento. Fundado em 2009, é formado por 15 integrantes, tem a concepção artística e regência de Federico Trindade e a coordenação de Juliana Figueiredo. O Grupo UPA!, neste ano, lançou o EP “Ao Vivo e Em Cores”, disponível em todas as plataformas digitais, e está se preparando para, em maio de 2024, viajar para a Dinamarca, para realizar a prova de doutorado do Federico nas terras escandinavas.

O Upa! Jovem faz parte do ProjUpa! (Projeto UPA!). O trabalho com o Upa! Jovem se dá por meio de aulas em formato de ensaio, com o objetivo de explorar o uso natural e consciente do corpo, a compreensão grupal e individual sobre a voz, o ouvido harmônico, a percepção espacial e corporal, além de desenvolver habilidades de ritmo, afinação, “blend” e interpretação. 

Coro Tramontina

A Tramontina investe em projetos que promovem o bem estar de seus funcionários, familiares e sociedade em geral. Pensando nisto, formou-se um grupo especial, dedicado à música: o CORO TRAMONTINA. O projeto representa a possibilidade de realizar um intercâmbio cultural, com um grupo inserido no contexto empresarial e que decidiu dar-se a oportunidade de avançar musical e artisticamente em benefício próprio, da empresa e da cultura da sociedade. É um diferencial claro, que permite ao grupo fazer transformações importantes no contexto em que se encontra. Atualmente, os profissionais encarregados de guiar este trabalho são os maestros Pablo Trindade-Roballo, dedicado especialmente ao desenvolvimento do repertório de Música Popular e Alcides Verza no trabalho com o repertório de Música Italiana, Sacra e Folclórica. 

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Serviço:

Quando: 4 de novembro às 19h30
Onde: Na Igreja Matriz de São Francisco de Paula (Frederico Tedesco, 93)
Entrada Franca