Canela,

22 de fevereiro de 2024

Anuncie

Sulgás inicia implantação da rede de gás natural em Canela

Compartilhe:

Equipes da companhia trabalham nas ruas do Município.  Rede deve alcançar mais de 400 residências

Os canelenses já devem ter percebido mais uma obra de infraestrutura na cidade, trata-se da primeira fase da implantação da rede de gás natural da Sulgás. Segundo a companhia, Canela é uma das prioridades do plano de expansão da Sulgás no Rio Grande do Sul.

Neste momento, o trabalho ocorre na RS-235 e nas ruas João Pessoa, Borges de Medeiros, Melvin Jones, Danton Corrêa da Silva e Baden Powell. O objetivo da Sulgás é chegar a 4,9 km de rede nesta primeira fase, atendendo os segmentos industrial, comercial e residencial. O investimento da empresa na rede de Canela em 2023 e 2024 é de R$ 7,7 milhões de reais.

Onze condomínios do município, que totalizam 418 unidades habitacionais, serão beneficiados pelo gás natural. A rede ainda irá contemplar a fábrica Dauper, que hoje opera com o Gás Natural Comprimido (GNC), também fornecido pela Sulgás.

Segundo a Sulgás, a ideia é minimizar os impactos da obra. Os trabalhos ocorrem das 9h às 16h e as áreas são amplamente sinalizadas, sem causar prejuízos aos pedestres. Os dias e horários das intervenções foram organizados em conjunto com a Prefeitura Municipal de Canela, levando em consideração a rotina da cidade e a programação de eventos da região.

Como forma de minimizar os impactos, a Sulgás trabalha com o método não destrutivo (MND). A perfuração do solo com uma sonda direcional desviando das interferências existentes para depois inserir a tubulação, a fim de reduzir ao máximo as escavações. Nos locais onde for identificada a presença de rochas, é necessário implantar a rede com abertura de valas.

A previsão é que essa etapa de implantação da rede de gás natural em Canela seja concluída ainda no primeiro semestre de 2023.