Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

1. Mentalidade Financeira

Compartilhe:

Caro leitor, seja muito BEM-VINDO a bordo dessa jornada que certamente vai lhe ajudar a construir um novo olhar sobre o dinheiro, hoje nós vamos falar sobre mentalidade financeira, mas antes de poder falar sobre isso, precisamos entender sobre as nossas CRENÇAS em relação ao dinheiro. As crenças são as coisas em que acreditamos e como percebemos a realidade, elas são formadas ainda na infância. Desta forma, tudo que vimos, ouvimos e sentimos sobre dinheiro vai guiar nossas ações quando adultos.

Muitas pesquisas sobre crenças em relação ao dinheiro foram feitas nos últimos anos. O escritor Harv Ecker  fala em seu livro “Os segredos da mente milionária”, sobre os padrões de pensamento e consumo de pessoas bem-sucedidas e de pessoas que não conseguem prosperar porque acreditam que o dinheiro é sujo, acreditam que quem é rico é ladrão, que rico não vai para o céu, dentre outras crenças.

Uma forma de trabalhar nossas crenças é falando sobre dinheiro, esse assunto é tratado dentro de casa raramente e quando o assunto cai na conversa normalmente é para brigar sobre algo que já aconteceu. Precisamos falar de dinheiro foi uma bandeira que levantamos como um dos principais passos para trabalhar a educação financeira.

Além de falar, é importante compreender o que sentimos em relação ao dinheiro. Vamos fazer um teste rápido: PENSE como você se SENTE ao gastar seu dinheiro? Acredito que pensou em prazer, alegria, felicidade, o sentimento é de realização e satisfação, afinal é muito bom comprar e gastar, não é mesmo?

O problema não está em gastar, o dinheiro foi feito exatamente para isso, a grande questão é saber se você vai comprar porque realmente precisa daquele produto (um tênis) ou serviço (ingresso no parque de diversão) ou se faz isso para amenizar alguma dor, ansiedade e outras emoções negativas.

A grande maioria das pessoas não têm CONTROLE EMOCIONAL na utilização do dinheiro. Somos provocados o tempo pelo NEUROMARKETING a consumir (gastar) e está tudo bem, desde que tenhamos consciência das nossas emoções e do controle financeiro. Se soubermos quanto podemos gastar dificilmente teremos problemas.

Um exemplo muito simples para entendermos sobre mentalidade financeira é a compra de um carro, porque é um item muito desejado e necessário. O planejamento na compra de um carro faz com que as pessoas economizem muito, então por que todo mundo compra ou troca de carro sem pensar nisso? Simples, a EMOÇÃO de sair dirigindo um carro novo é muito mais forte. Se a parcela do financiamento “couber” no bolso isso é o que realmente importa naquele momento, veja bem, uma ação baseada apenas na emoção. Por isso, ressaltamos a necessidade de sermos mais RACIONAIS na hora de gastar o nosso dinheiro.

Outro aspecto que está relacionado a mentalidade financeira é a ENERGIA DO DINHEIRO, aqui não estamos falando de questões religiosas, culturalmente o dinheiro é uma força poderosa, capaz de determinar coisas fundamentais, como a doença e a cura, a fome e a saciedade, a tristeza e a alegria, a vida e a morte de muitos indivíduos e até os próprios rumos da civilização. Desta forma, do ponto de vista da espiritualidade, é consenso que o dinheiro é um símbolo de energia. Ele representa uma energia que nos liga aos objetos de nossos desejos adquiríveis. Ele não é uma coisa, e sim uma transação, uma transferência, uma troca, um meio.

Mas de nada adianta entendermos a importância de falar sobre dinheiro, saber a diferença entre dinheiro emocional e racional, conhecer sobre a energia do dinheiro, se não tivermos CLAREZA dos nossos sonhos. Pense nisso!