Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

1.2 Precisamos falar de dinheiro

Compartilhe:

Caro leitor, uma das melhores formas para aprender sobre finanças é falar sobre dinheiro de maneira franca e sem medo. Porém, o questionamento que fica é: se o dinheiro está tão presente em nossas vidas, por que ainda é tão delicado trazer essa pauta à tona? A resposta é simples, porque não temos a cultura de falar nele.

As famílias não costumam ter e ensinar educação financeira, acabam por negligenciar esse assunto que impacta muito a vida de todos, pois têm medo ou vergonha de falar. Educação financeira também não é ensinada na escola, tão pouco nas universidades o que gera uma necessidade ainda maior de levantarmos essa bandeira. Ou melhor não fazia parte da escola, desde 2020 foi aprovado na base curricular brasileira o conteúdo de educação financeira.

No livro “Me poupe” de Natalia Arcuri, a Youtuber traz a questão do falar em dinheiro “Precisamos do dinheiro. Gostamos das conquistas que o dinheiro nos traz. Trabalhamos em troca de dinheiro. Temos sonhos que se tornarão realidade quando juntarmos dinheiro. Mas escondemos esse assunto debaixo do tapete, como se ele fosse um imenso tabu.” (2018, p. 19)

Vamos imaginar que um casal se conhece e começou a namorar em um jantar caro, virou noivado e depois casamento. O casal foi levando a relação sem falar de dinheiro, um paga a conta ou as vezes dividem, mas nada combinado. Quando é que eles começam a falar de dinheiro? Na hora dos preparativos do casamento e a essas alturas tudo se mistura, emoção, sentimentos e dinheiro, a chance de isso dar errado é grande (ARCURI, 2018). Aproveitando o gancho da Nati um estudo aponta que o motivo número um de separações no mundo, está relacionado com o dinheiro.

Mas voltando a questão sobre a dificuldade em falar em dinheiro, infelizmente existe um padrão comportamental e de julgamento social que tende a atribuir uma imagem de caráter e sucesso a uma pessoa com base no quanto possui de bens, dessa forma as pessoas acabam tendo medo de serem julgadas se falarem sobre isso.

Muito do que fazemos na nossa vida desde que nascemos envolve dinheiro, mesmo que até determinado momento as decisões não tenham sido tomadas por nós. A nossa educação na infância, as escolhas para o futuro, as prioridades financeiras, os sonhos e objetivos, tudo tem envolvimento com o dinheiro. Dessa forma, ao conversar abertamente sobre o assunto, você terá mais facilidade para conhecer e entender melhor quais são as suas vontades e como elas podem se tornar realidade. Além disso, conseguirá descobrir as suas motivações por trás de cada decisão, conhecer seus pontos fortes e aproveitar ao máximo o seu potencial, assim como desenvolver mais maturidade para lidar com as finanças.

Ao conseguir falar de dinheiro em seus ciclos sociais, você também terá a oportunidade de aprender sobre como os outros administram suas emoções quando o assunto é o bolso.

Como você pode perceber falar de dinheiro faz parte do processo de educação financeira, então é preciso mudar essa prática, falar cada vez mais e incentivar as pessoas a organizarem suas finanças, faço minha parte todos os dias e você?