Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Aberta a janela para transferências partidárias. Fotografia política de Canela deve mudar nas próximas semanas

Compartilhe:

Você sabia que, neste ano, vereadoras e vereadores eleitos em 2020 poderão mudar de partido sem perder o mandato? Essa movimentação está prevista na Lei dos Partidos Políticos (artigo 22-A da Lei nº 9.096/1995) e é conhecida como janela partidária.

Em 2024, a troca de legenda partidária poderá ocorrer de 7 de março (também conhecido como amanhã) a 5 de abril, prazo final para filiação, exigido em lei para quem pretende concorrer às Eleições Municipais deste ano. A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação.

Como consequência, além das mudanças com vistas às eleições, a Câmara Municipal costuma sofrer mudanças em suas bancadas partidárias.

Por exemplo, como na foto que ilustra esta coluna, dois vereadores titulares de Canela estão com malas prontas para o PSD: Alfredo Schaffer, atualmente no PSDB, e Jone Wulff, eleito pelo PDT.

Com isso, a Câmara, muito em breve, deve ter mais uma bancada e mais um partido representado no legislativo canelense. Além disso, o PSD deve apoiar a provável candidatura de Marcelo Savi, pelo MDB. Alfredo seria um dos nomes cotados como candidato à vice.

O PSD, que já teve bancada, na época do vereador Ademar Santana, foi remontado e apresentado oficialmente em 21 de fevereiro, na sede do Bairro Leodoro de Azevedo, com a presença do Deputado Federal Danrlei de Deus.

Novos nomes também precisam estar filiados, dentro deste prazo, para poder concorrer e buscar uma vaga na Câmara. É o caso de figuras conhecidas do empresariado canelense, como Lucas Dias, que já anunciou a amigos que vai ser candidato a vereador.

Que os jogos comecem.