Canela,

19 de setembro de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

2.5 Ideal de valor financeiro

Compartilhe:

Caro leitor, nas colunas anteriores entendemos como aplicar os conceitos da educação financeira de forma inteligente, neste aprenderemos sobre o que Bob Proctor chama de ideal de valor, mas que você pode escutar por aí em diversos outros termos, segundo o autor, trata-se do maior objetivo possível de ser visualizado pela sua mente no agora. Um erro comum na gestão financeira é a indisciplina, decorrente principalmente do excesso de alternativas que são ofertadas pelo meio em que vivemos. Ter um ideal de valor financeiro significa saber exatamente qual é seu próximo grande objetivo, eliminando os ruídos técnicos e emocionais das suas ações.

Se nós lhe perguntássemos agora qual o seu ideal de valor financeiro? Ou qual seu maior objetivo financeiro, o que você responderia? Quando não temos clareza desse objetivo, as nossas ações subconscientes tendem a ser dispersas e nossa energia dividida entre diversas possibilidades, tornando a tarefa de manter-se disciplinado naquele foco algo maçante e desmotivador. Temos convicção que isso não é o que você quer, não é mesmo?

Ao adotar um objetivo único para aquele momento e torná-lo seu ideal de valor, as atenções de seu CONSCIENTE e SUBCONSCIENTE passa a estar direcionadas ao mesmo foco, sem negociações internas (emoções) e sempre buscando alternativas para realização do ideal definido. Isso não significa fazer uma única coisa, e sim, direcionar todos os esforços para realização de um objetivo mais rápido.

Na prática o que Bob defende é que se você pensar em algo como sua prioridade máxima, direcionando 100% de sua energia, os desafios relacionados àquele tema serão mais facilmente resolvidos, você identificará oportunidades de fazer novas FONTES DE RECEITAS, caminhos para acelerar sua construção, enfim, todos os fatores trabalharão em favor do seu ideal de valor.

Importante entender que ideal de valor é aplicável a qualquer área da vida, aqui estamos tratando exclusivamente sobre dinheiro.

Em relação ao objetivo financeiro, existem 3 possíveis: segurança, independência e liberdade financeira.

Segurança financeira: etapa da vida em que tem um trabalho ou investimentos que trazem para você o volume de dinheiro igual ao montante dos seus gastos, acrescido de uma reserva pelo menos 6 vezes maior (COLCHÃO FINANCEIRO), nesta etapa você se sente seguro para enfrentar as adversidades da vida.

Independência financeira: etapa da vida em que se torna independente da necessidade de trabalhar, ou seja, você não depende de terceiros e nem tem a necessidade de estar gerando renda para pagar suas contas. Você precisa ter investimentos que rendam de FORMA PASSIVA um montante igual ao seu gasto mensal, isso significa que mesmo que você fique em sua casa durante todo o mês, terá receitas suficientes para manter seu padrão de vida.

Liberdade financeira: etapa mais desejada, livre de preocupações com dinheiro, quase 100% das pessoas desejam os benefícios da liberdade financeira, mas poucas sabem exatamente como conquistá-la. Para alcançá-la precisa investimentos que rendam a você montante igual a seus gastos mensais e pelo menos mais 30%, isso significa que mesmo que fique em casa terá receitas suficientes para manter seu padrão de vida e ainda ver seu patrimônio crescer ao longo do tempo.

Mas porque estamos falando sobre isso agora? Se tratando de ideal de valor financeiro, você precisa estabelecer qual é seu próximo passo. Então mãos à obra na construção dessa nova caminhada? Fácil talvez não seja, mas vale muito a pena, pode acreditar!