Canela,

18 de setembro de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

3.2 Plano de contas pessoal ou familiar

Compartilhe:

Caro leitor, tudo que você compra, vende, recebe, paga é chamado de conta. Suas contas lhe ajudam a visualizar a situação financeira que você se encontra. Desta forma podemos dizer que o plano de contas trata-se de uma lista de todas as contas de uma maneira padronizada e organizada, o que vai permitir uma fácil visualização e noção do destino que seu dinheiro leva. Resumindo o plano de contas é a definição da estrutura, os nomes dos grupos e das contas de receitas e despesas.

Vamos começar pelas despesas fixas que são aquelas que você terá todos os meses e não dependem do seu nível de consumo, por exemplo o aluguel. Ao contrário das despesas fixas, as despesas variáveis são aquelas que sofrem variação no preço conforme consome ou usufrui do bem ou serviço. Um tipo de despesa variável que costuma ser considerada fixa é a alimentação.

Agora chegou à parte “boa” do plano de contas, as receitas, ou seja, tudo que entra em nosso “bolso”. Antes de mais nada precisamos mudar o nosso conceito sobre ganhar dinheiro, isso mesmo, tirando as raras exceções que ganham na Mega Sena, ninguém ganha dinheiro, se faz dinheiro!

Se perguntamos aos mais de 100 milhões de brasileiros economicamente ativos de onde vem o seu dinheiro, a resposta da grande maioria provavelmente é: “Do meu trabalho”. Essa é a sua renda principal (e provavelmente a única). O maior problema disso é que, se algo lhe impedir de trabalhar, você para de fazer dinheiro. Esse é afinal um dos maiores motivos pelos quais as pessoas se endividam: sua fonte de renda principal seca e para de entrar recurso.

Quando acontece algo assim na sua vida, ou você busca outra fonte de renda principal, ou começa a fazer alguns bicos (algo que também acontece quando você gasta mais do que ganha). Nesse caso, surge uma nova fonte de renda: a extra. A verdade é que você pode ganhar muito bem, ter muito dinheiro com essas duas rendas, ou até mesmo com apenas uma delas. Só que, caso seja impedido de trabalhar, já era. O que fazer então?

A resposta para essa pergunta é o grande segredo dos milionários e bilionários no mundo todo: investir na geração de renda passiva, que é o rendimento do meu dinheiro, ele não depende de mim para acontecer. É aqui que ocorre a virada de chave para uma vida financeira próspera e abundante, pois não basta apenas fazer dinheiro, é preciso entender como fazer ele trabalhar a nosso favor.

Quando falamos de receitas existem múltiplas fontes. A criação de múltiplas fontes de renda é um sistema de construção de riqueza que apresenta várias vantagens. Uma delas é tornar possível diversificar sua renda passiva. Quando algo dá errado de um lado, seu estilo de vida e liberdade nunca correm risco.

A grande realidade é que você pode escolher apenas dois caminhos: organizar a vida financeira e enfrentar adversidades com mais facilidade ou depender das escolhas do destino e você pagar para ver. A escolha é sua!