Canela,

19 de setembro de 2024

Anuncie

“Se Gramado não funciona, o Brasil inteiro sente as consequências”, afirma Alceu Moreira

Compartilhe:

📸 Jackson Ciceri/Divulgaçã

Autor do projeto que zera impostos federais ao turismo, deputado reforçou compromisso com as demandas do setor no RS

Cumprindo uma série de agendas pela Região das Hortênsias, o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) esteve reunido em Gramado, na última semana, com a bancada de vereadores do seu partido no município, para os quais reafirmou o compromisso de trabalhar pela recomposição do turismo gaúcho. Autor do Projeto de Lei nº 1915/2024, que zera impostos federais para o setor, o parlamentar informou que já articula a urgência para a votação do texto no Congresso.

“A consequência de uma cidade como Gramado não funcionar impacta o Brasil inteiro. Sem os voos, o comércio local não vende, mas as agências de turismo com pacotes para cá também não. O projeto que apresentei traz fôlego para que esses empreendedores mantenham os empregos enquanto buscamos soluções para problemas estruturais, como a retomada dos voos e a reconstrução das vias”, afirma o deputado Alceu.

De acordo com dados da Prefeitura, o turismo é responsável por movimentar 86% da economia local.

Especialistas para a reconstrução das áreas destruídas

Com Gramado atingida principalmente pelos deslizamentos, Alceu defende a participação efetiva de especialistas do Brasil e de fora para a reconstrução das áreas atingidas.

Acompanhado dos vereadores emedebistas Rodrigo Paim — responsável pela coordenação do encontro —, Renan Sartori e Cícero Altreiter, além do tucano Professor Daniel, o deputado visitou o bairro Piratini, evacuado após desmoronamento.

“O que para nós é inusitado, tem sido algo muito sistemático em outras partes do mundo. Temos que ter a melhor inteligência possível por aqui quando o assunto é deslocamento de solo”, considera, em referência aos terremotos no Japão e ao furacão Katrina, que devastou a cidade de Nova Orleans em 2005.