Canela,

6 de novembro de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Coluna 360 Graus • (In) Segurança: tem culpa quem?

Compartilhe:

Ainda na sequência da coluna que publiquei no Portal da Folha na última terça (30), sobre segurança, preciso voltar ao assunto, conforme prometido, já que a sequência de quatro mortes violentas assustou a comunidade, no intervalo de uma semana, em Canela.

Primeiro, acredito que todos saibam, segurança pública é de RESPONSABILIDADE do Estado, outros entes como Município, União e iniciativa privada podem e devem ajudar, mas a palavra responsabilidade já resume de quem é o dever de dar segurança à população, neste momento, o excelentíssimo governador Eduardo Leite (PSDB).

Aliás, neste momento, Leite enfrenta o protesto dos policiais civis, que pleiteiam uma justa reposição salarial, prometida e nunca realizada.

Nesta batida, o governador do PSDB, que adora um leilão, veja o exemplo de Ceee, Corsan e Parque do Caracol, leiloou a segurança aqui da região também. Se nas outras áreas era compreensível o repasse para a iniciativa privada, na segurança não é.

Acontece que Canela é a cidade com mais população da região, com maior número de ocorrências e, como diz o meu colega colunista, Cabelinho, tem o presídio que serve a todos. Deveria ser aqui o centro nefrálgico da segurança regional, mas não é, é em Gramado.

Lá está o comando da BM, o comando dos Bombeiros, a Delegacia Regional da PC, uma delegacia de Polícia e mais a Delegacia de Pronto Atendimento, a qual virou o plantão regional, desativando o serviço nas cidades da região.

O comando da Polícia Civil achou um barato tudo que foi feito em Gramado, claro, com recursos da prefeitura vizinha, com salas e equipamentos fornecidos pelo Município, tirando custos do Estado.

Gramado pode bancar, que ótimo, mas outras cidades da região se lascaram com isso. Perderam os plantões na DP, caso de Canela, perderam efetivo, que foram trabalhar nos plantões da DPPA e perderam força de combate ao crime.

A BM, por exemplo, tem que sair de Nova Petrópolis ou de São Chico para registrar uma ocorrência, deixando aqueles municípios desguarnecidos sem aqueles policiais.

Agora, anda por Gramado, para ver se tu não tropicas em uma viatura e duas motos da BM pelo centro. Caso não cruze com a Mercedez da Polícia Civil.

Leite leiloou a segurança, se desfez de custos e deixou a técnica de lado. Embarcou no glamour de Gramado. Lá tem que ter segurança. Em Canela não. Lembrando que aqui a população é maior e temos mais ocorrências.

Mesmo com tudo isso, nossos policiais de Canela, tanto da BM quanto da PC, seguem fazendo um baita trabalho, mas que poderia ser bem melhor. Essa RESPONSABILIDADE, é do governador Eduardo Leite.

Ainda, Leite tem uma bronca com Canela. Sabemos que o atual prefeito Constantino e a turma do PSDB não se bicam já faz tempo, afinal, dois bicudos não se beijam. Vide a lenga-lenga do Parque do Palácio.

Se Canela não tem entrada ou força política no Piratini, eu estou me lascando. A população e os servidores da segurança não podem pagar o preço de uma estratégia errada ou de uma quizila política.

Agora, na campanha eleitoral, é mais um assunto que pode vir ao debate.

Silêncio das polícias

Entendo, compreendo e apoio o silencia da Polícia Civil em busca das reposições salarias e melhores condições de trabalho, mas, toda a regra tem uma exceção. Nestes casos das quatro mortes em sequência em Canela, com crimes a luz do dia em plena Praça da Matriz, era uma exceção. A Polícia deveria ter falado com a imprensa. Não falou.

Pior, soubemos algumas informações porque a Zero Hora publicou de maneira exclusiva. Muitos colegas da região ficaram bronqueados, mas não escreveram sobre para não romper relacionamentos com comandos de PC e BM. Eu, que não e aguento, vou escrever.

Na hora da pauta positiva, a imprensa regional é boa. Na hora da pauta grande e polêmica, é com o grande veículo de comunicação do Estado. Tipo as DP regionais e os comandos, embarcam no glamour.

Ainda, o comando da BM se limita a dizer, lá de dentro do aquartelamento em Caxias, longe da nossa realidade, que não pode se pronunciar porque a responsabilidade é da Polícia Civil. Mas vem cá? Pode fazer buscas, pode prender, pode fazer serviço de inteligência e não pode se pronunciar?

Acredito que seja eu que esteja precisando de inteligência, sou burro demais para entender algumas situações.

Atenção senhor governador, atenção comando da BM e chefia da Polícia Civil. A numerosa, trabalhadora, ordeira e contribuinte população de Canela precisa de respostas!