Com o objetivo de debater políticas públicas, promover a troca de experiências e fortalecer a agricultura urbana e periurbana no Rio Grande do Sul, será realizado na FACCAT, em Taquara, o V Seminário Gaúcho de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável, nos dias 30 e 31 de outubro de 2025. As inscrições, que são gratuitas, seguem até o dia 27 de outubro, em www.faccat.br/cursoseeventos.
O evento é promovido pelo Fórum Gaúcho de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável, em parceria com a FACCAT, a Emater e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR/RS), com apoio da Secretaria de Agricultura de Taquara. Durante o seminário, ocorrerá também o lançamento de um livro comemorativo, que apresenta o cronograma histórico dos oito anos do Fórum, registrando suas conquistas, aprendizados e marcos na construção de uma agricultura mais sustentável no estado.
Entre os principais objetivos do evento estão debater avanços e desafios das políticas públicas de agricultura urbana e periurbana, estimular a criação de legislações municipais alinhadas à Política Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável e divulgar os eixos temáticos do Fórum, que incluem segurança alimentar, geração de renda e trabalho, e horta escola/escolar.
A programação contará com palestras, painéis de experiências locais e momentos de construção coletiva, reunindo agricultores urbanos e periurbanos, técnicos da Emater, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e organizações sociais ligadas à alimentação saudável e à sustentabilidade. O evento será encerrado com a elaboração de um documento coletivo de propostas e a escolha da próxima região-sede para o seminário de 2026.

De acordo com Diego Adam, chefe da Divisão de Fomento à Produção Orgânica e de Baixo Carbono da SDR/RS, o seminário representa um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas no estado. “O Rio Grande do Sul é pioneiro em ter uma Lei Estadual específica de Agricultura Urbana e Periurbana, mas ainda há o desafio de ampliar a criação de leis municipais que garantam a efetividade das ações locais. Esse seminário vem para selar uma construção de forma mútua e fraterna entre o poder público e a sociedade civil”, destacou Adam.