Canela,

8 de agosto de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

4.6 Oportunidades de carreira dentro do mercado da educação financeira

Compartilhe:

Caro leitor, chegamos ao final da nossa jornada depois de um logo caminho explorando o universo da educação financeira, afinal foram seis meses e quase 30 capítulos cheios de informações para lhe ajudar a mudar o seu olhar em relação as finanças pessoais.

Hoje nós vamos falar das oportunidades de trabalho no mercado financeiro, considerando que há falta de profissionais qualificados, inclusive empresas investem na certificação de especialistas que tenham interesse em atuar nele, isso sem falar nas oportunidades ocultas, ou seja, aquelas que ainda nem foram exploradas, afinal estamos falando de uma solução aplicável a 100% das pessoas e que a grande maioria possui enormes dificuldades, consideramos que onde há um problema, também existe uma oportunidade. A maioria das profissões nesse meio são regulamentadas, ou seja, exige uma certificação (ANCORD, ANBIMA e CNPI).

A profissão trader é uma das mais vislumbradas nos últimos tempos, o crescimento do mercado financeiro como um todo trouxe à tona o trader como uma oportunidade de trabalho.  A liberdade de atuar de qualquer lugar, fazer os próprios horários e as altas possibilidades de ganhos atraem os olhares. Mas como é na prática a vida de um trader?

No dia a dia da profissão nem tudo são flores, de fato as vantagens acima existem, mas assim como qualquer outra, exige preparo que pode variar de acordo com a capacidade de aprendizagem de cada um e a dedicação aos estudos e a prática. Em média, 95% dos candidatos a trader desistem antes do segundo ano, mas qual profissão te torna um expert em dois anos não é mesmo? Ainda mais em uma profissão 100% remunerado pelo seu próprio resultado.

 A rotina de um trader de mercado financeiro é em frente a uma tela de computador, fazendo análises de mercado, leituras gráficas e executando compras e vendas de ativos. Normalmente remunerado por resultado, o profissional vive uma pressão diária, por isso, para atuar nesta área além de conhecimento, a resiliência e controle emocional são fundamentais.

Quanto a preparação para se tornar trader são 3 pilares, o primeiro é o técnico, ter o conhecimento de como operar, leitura técnica, fundamentalista e muitos outros conhecimentos inerentes a profissão é obrigatório. O segundo pilar é o emocional, lidar com dinheiro exige preparo emocional para transitar entre ganhos e perdas.  Por fim, o terceiro pilar é o tempo, chamamos de tempo de tela ou experiência, fundamental para entender na prática como se comportam os conhecimentos técnicos aprendidos diante do gráfico.

Agora que você já sabe muito sobre educação financeira é só colocar em prática, afinal conhecimento mais ação é igual a transformação. Mas se por acaso perdeu alguma coluna recomendo que você acesse o Portal da Folha e revise, principalmente aquelas informações que ficou com alguma dúvida. Nosso papel aqui é provocar você leitor a continuar buscando as informações que são fundamentais para ser uma pessoa educada financeiramente. E indiferente das escolhas que fizer na sua vida, seja em relação ao dinheiro, o que define se você vai ter sucesso financeiro, não é o que você fala, é o que você faz e que a mentalidade financeira não é sobre aquilo que você pensa, mas como você age, fica a dica!