Evento aconteceu na cidade de São Chico
Na madrugada de domingo, foram revelados os vencedores do 31º Ronco do Bugio, festival tradicional realizado em São Francisco de Paula. O evento, que teve Léo Ribeiro como Mestre de Cerimônias, contou com apresentações do Quarteto Coração de Potro, Pedro Ernesto Denardin, Cézar Oliveira e Rogério Mello, além de dois grandes bailes e um seminário que discutiu o reconhecimento do ritmo bugio como Patrimônio Imaterial do Rio Grande do Sul, com a participação da Secretária de Cultura do Estado, Beatriz Araújo.
A Comissão Avaliadora, composta por Leonel Almeida, Volnei Gomes, José Claro, Paulo de Freitas Mendonça e Luciano Maia, anunciou os seguintes vencedores:
1º Lugar: “Bugio do José Velho”
- Letra: Valdeci Quadros
- Melodia e Gaita: Desidério Souza
- Baixo e Vocal: Cássio Castilhos
- Violão e Vocal: Carlos Moller
- Bateria: Elton Druns
- Interpretação: Desidério Souza
2º Lugar: “Bugio, Eu Vim Ver de Perto”
- Letra: Pingo Martins / Paulo Moehlecke
- Melodia: Roberson Paquito
- Guitarra: Dilson da Silva Jóia
- Baixo e Vocal: Manuel de Souza
- Violão e Vocal: Ederson Inácio
- Bateria: Leandro Cansi
- Acordeon: Roberson Franco Paquito
- Interpretação: Paquito e Jóia
3º Lugar: “Coroando a Alma de Aurora”
- Letra: Jones Andrei Vieira
- Melodia: Jones Andrei Vieira / Ariel dos Reis
- Baixo e Vocal: Fabiano Otto
- Violão e Vocal: Douglas Schwaab
- Violão e Vocal: Yuri Duarte
- Bateria: Renan Klipel
- Acordeon e Vocal: Ubiratã Reis
- Interpretação: Ariel Reis
Outros destaques incluíram Rodrigo Pires, premiado como Melhor Instrumentista pela música “O Serrano que Eu Sou”, e Adriano Lima, vencedor de Melhor Intérprete com a música “Baile Serrano”. A música mais popular foi “Raízes Serranas”, com letra de Tomáz Augusto Schuch e Douglas Schwaab e melodia de Ubiratã Reis e Ariel Reis.
Na categoria local, “Coroando a Alma de Aurora” também venceu o 1º lugar no Ronco da Terra. Na categoria instrumental, Edilbérto Bérgamo conquistou o 1º lugar com a música “Deu Bugio na Caixa D’Água”.
Na competição estudantil, Sthefany da Silva Ferreira venceu na categoria de 9 a 14 anos, enquanto Adrian Heitelvan Marques levou o 1º lugar na categoria de 15 a 18 anos.
Fonte: Blog do Léo Ribeiro.