Canela,

30 de abril de 2024

Anuncie

Ministério Público abre inquérito para acompanhar e fiscalizar instalação da Havan em Canela

Compartilhe:

Segundo a Promotoria de Justiça, principais dúvidas estão nas questões ambientais e de mobilidade

Promotor Paulo Eduardo de Almeida Vieira

O promotor de Justiça da Comarca de Canela, Paulo Eduardo de Almeida Vieira, divulgou que instaurou um inquérito civil público que vai acompanhar e fiscalizar o processo de instalação de uma loja da Havan na cidade.

Vieira recebeu a reportagem da Folha, na tarde da última quarta (29), quando conversou com o jornalista Francisco Rocha, sobre o tema.

• Eu sou inteiramente favorável a qualquer empreendimento que vá criar postos de trabalho e incrementar a receita do município, então, sou totalmente favorável a instalação da Havan, por outro lado, sempre que um empreendimento desta envergadura será implantado, temos que verificar sua compatibilidade com questões de saneamento, segurança, mobilidade e ambientais – disse Vieira.

• Não é um assunto simples e, por prudência, o Ministério Público vai acompanhar o processo de licenciamento da Havan em Canela – frisou o promotor.

Ainda, segundo Vieira, existe uma grande circulação veículos naquela região e são necessárias medidas para evitar congestionamentos e garantir a segurança de turistas e canelenses.

• Havia uma grande discussão sobre a Estátua da Liberdade, mesmo não tendo apreço pela estátua, acredito ser o menor dos problemas – afirmou Vieira – poderia ser a estátua da Liberdade, do Lenin e até do Cristiano Ronaldo, o que importa são as outras variáveis que precisam ser vistas com mais cuidados e acompanhar os estudos que deveriam ter sido feitos.

Para o promotor, a questão não é a instalação da Havan, mas sim onde o empreendimento vai ser instalado, chegando a sugerir que a loja poderia ter sido colocada na região leste da cidade, como próximo ao Parque do Lago ou na Cônego João Marchesi, ajudando no desenvolvimento econômico daquelas regiões.

• Muitas vezes que são autorizados empreendimentos nestes espaços parece que Canela se coloca como um apêndice de Gramado, um bairro distante de Gramado. Onde nos queremos e para onde queremos ir? Questionou Vieira.

• Sou favorável à concorrência, ao emprego, ao mercado. Acredito que a Havan vindo para cá vai fazer com que seus concorrentes se aprimorem, que as pessoas vejam que elas precisar, as vezes, sair de uma zona de conforto. Qualquer empreendimento que vier trazer desenvolvimento deveremos aplaudir. A questão é o local e o cumprimento das condicionantes e se ficar evidente que o empreendimento fica inviabilizado pelas questões citadas anteriormente, o MP pode entrar com uma ação para que isso não aconteça. Veja, não é ‘não aconteça a Havan’, é ‘não aconteça a Havan naquele local’, finalizou o promotor.