Canela,

30 de abril de 2024

Anuncie

Vereadores aprovam financiamento de R$ 12 milhões para finalizar Rota Panorâmica

Compartilhe:

Objetivo é asfaltar cinco quilômetros de estrada rural que liga Canela e Três Coroas

Canela dá mais um passo na pavimentação da Rota Panorâmica, estrada que liga Canela e Três Coroas, através da zona rural dos dois municípios. Os vereadores canelenses aprovaram, por unanimidade, na noite desta segunda (9), o Projeto de Lei nº 13/2020, que trata sobre a busca de financiamento junto à Caixa Econômica Federal, no valor de até R$ 12 milhões.

Segundo o departamento de Comunicação da Prefeitura, o valor seria suficiente para pavimentação asfáltica de um trecho de cinco quilômetros, porém, o projeto será apresentado à entidade financeira e, após análise, será conhecido o valor do empréstimo e se realmente contempla os cinco quilômetros pretendidos.

O projeto

Iniciado em 2013, são 24 quilômetros entre Canela, da esquina das ruas São João e Godofredo Raymundo, onde inicia a rodovia municipal Arnaldo Opptiz, no bairro Eugênio Ferreira, até o entroncamento da Rua Brasil com a RS-115, na localidade de Linha Café, em Três Coroas.

Atualmente, o trecho canelense conta com três quilômetros asfaltados, até o entroncamento com a Estrada do Morro Calçado (trecho 1).

Com o financiamento, a pavimentação chegaria até a entrada da Usina do Canastra (trecho 3), restando cerca de quatro quilômetros, para finalizar o trecho canelense, que encerra pouco após a Ponte do Passo do Louro (trecho 4).

Em território de Três Coroas, são 12 km, com 3,8 já pavimentados (trecho 6) e restante de estrada de chão (trecho 5).

Entre os mesmos pontos (A e D), via RS 115, são 54km, com um posto de pedágio e passando pelo centro de Gramado.

Além disso, o projeto conta com um trecho em obras, com a pavimentação asfáltica de 2,2 km, na estrada do Morro Calçado, entre o entroncamento com a Rodovia Arnaldo Opptiz e o Alambique Flor do Vale (trecho 2).

Trecho 2, ainda em obras, no Morro Calçado, acesso à Jolimont e Flor do Vale

Desenvolvimento do turismo

Finalizada, a Rota Panorâmica será a principal porta de entrada do turismo de Canela, alavancando o turismo rural da região leste da cidade e atraindo novos investimentos.

Três Coroas também segue na busca de recursos para a finalização do trecho que fica em seu território.

Veja no mapa os pontos marcados com uma estrela dos empreendimentos que já estão instalados na rota.