Canela,

15 de maio de 2024

Anuncie

Hospital de Canela pode fazer parte da Rede Cegonha

Compartilhe:

Comitiva canelense e o deputado Ciro Simoni. Foto: Reprodução

O Centro de Materiais e Esterilização (CME) e a área física do Serviço de Atenção Obstétrica e Neonatal vão passar adequações às normas técnicas vigentes e, segundo o secretário Municipal de Saúde, Jean Spall, o projeto de alterações necessárias que foi submetido a aprovação do Estado deve ser liberado nos próximos dias.

As demandas apresentadas buscam qualificar a instituição para ser referência Regional à Rede Cegonha, entre outras. “Neste projeto, o Hospital vai receber por parto e pode atender pacientes de outras cidades, como São Francisco de Paula, que já demonstrou interesse. Atualmente, São Chico envia suas gestantes para Taquara, mas o hospital daquela cidade passa por problemas e os partos podem ser realizados em Canela”, diz Jean.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que garante à mulher o direto ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao pós-parto, bem como, às crianças, o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. “É a organização de uma rede de cuidados, para que a mulher passe a contar com assistência integral à saúde, desde a confirmação da gravidez e até o segundo ano de vida do filho”explica o Secretário Jean.

Se o Hospital de Canela for referência contará com uma estrutura adequada para a realização dos partos, o preconizado é um atendimento humanizado, com a redução das cesárias, com equipes mais qualificadas e presencial, com memores índices de mortalidade materna e infantil e ainda com maior ganho financeiro ao HCC.

No mesmo encontro, dia 7, na Secretaria de Saúde do Estado, uma comitiva canelense evitou a interdição do Hospital de Canela.

Foto: Reprodução