Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Rotary Club é homenageado pela Câmara de Vereadores de Canela

Compartilhe:

Um dos clubes de serviço mais conhecidos do mundo, o Rotary Club, completa 50 anos de atuação no município de Canela, no dia 15 de junho. Para tal ocasião, a Câmara de Vereadores de Canela homenageou a instituição com uma Sessão Solene, que ocorreu ontem, dia 11 de junho.

Para o presidente da Câmara, Gilberto Cezar, o Rotary faz parte da história de Canela. “Fico muito feliz em estar presidindo a Câmara no momento desta homenagem ao Rotary Club. Justamente por saber que todas as ações realizadas na cidade pelo clube mostram que o mesmo já está inserido em nossa comunidade, e isso traz um benefício enorme para todos os canelenses, basta ver os projetos já realizados e os que estão em andamento pela instituição”, ressaltou Cezar. 

Já para a presidente do Rotary, Leoni Anna Neuwald, bastou agradecer a Câmara pela homenagem e a cidade de Canela. “Agradeço a toda a comunidade canelense que sempre é muito comprometida com nossos projetos, e posso garantir a todos que nos próximos 50 anos continuaremos com novas ações para beneficiar nossa comunidade, buscando sempre fazer uma Canela mais humana”, completou Leoni.

Foto: Márcia Nega

Rotary Club de Canela

O primeiro Rotary Club fundado aqui na região, em 1959, englobava Canela e Gramado em uma única unidade, pois na época ainda não havia condições de cada município ter seu próprio Rotary. Após alguns percalços junto ao Rotary Internacional, que não aceitava desmembramentos de unidades, Canela conseguiu firmar seu próprio clube, em 15 de junho de 1965.

Anos após a implantação do clube, surgia na cidade em 1972 a Casa da Amizade, que normalmente era administrada pelas esposas de rotarianos. Atualmente, a Casa da Amizade não congrega apenas as esposas de membros do Rotary, mas sim mulheres dispostas a frutificar boas ações pela comunidade. Além de realizar ações para ajudar instituições como o hospital e a APAE, o grupo sempre auxilia o Rotary em seus projetos. 

Após incluir as mulheres nas ações sociais, o Rotary Club de Canela trouxe ao município o Interact Club, que congrega jovens de 12 a 18 anos com os mesmos propósitos. Na cidade o Interact surgiu no inicio dos anos 2000.