Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

ACIC apoia ações do Centenário do Grande Hotel Canela

Compartilhe:

Na quarta-feira, 15, o presidente da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, Gino Bazzan, assinou termo de apoio cultural ao projeto Centenário do Grande Hotel Canela. Para ACIC, o resgate histórico feito pelo hotel, através do livro e demais ações comemorativas, é uma forma de registrar também a história turística e hoteleira da cidade, tão importante para economia e crescimento atual.

Sobre o projeto:

uma série de ações através do Projeto Centenário.

Pode-se afirmar que o Grande Hotel abriga a própria história da cidade. Mesmo antes da emancipação do Município, a família Corrêa já recebiam visitantes em sua residência projetando a vocação turística da região e da própria família. Sabedores da importância deste legado para a preservação da memória e para a reconstituição da história da hotelaria e do turismo de Canela, a família, que administra o empreendimento por tantas gerações, está reunindo um acervo que conta com documentos e livros de registros de hóspedes, de personalidades famosas, de funcionários, colaboradores e fornecedores, com fotografias de época, recortes de jornais e objetos antigos. Tudo vai servir para registrar o centenário do Grande Hotel Canela e sua participação na formação da história da cidade.  Com esse resgate será possível traçar um retrato do comportamento da família gaúcha e da ocupação desta região do Estado, cada vez mais evidente e viva. A ideia da família Corrêa é dividir esse trabalho em duas etapas.

A primeira etapa, neste ano de 2015, é entrar em contato com a comunidade, colhendo depoimentos, imagens e documentos que possam contribuir no resgate desta memória. Para isso já existe uma comissão trabalhando com disponibilidade para realizar entrevistas com as pessoas que tiverem alguma história para contar que envolva o Grande Hotel Canela e as atividades da época de seu surgimento. Essa comissão também estará trabalhando na captação de recursos para a produção do livro do Centenário, que registrará o resgate destas informações através de imagens, depoimentos, e de uma série de ensaios desenvolvidos por escritores e fotógrafos convidados.

A segunda etapa, que acontecerá em 2016, será a integração do calendário de atividades culturais e turísticas da cidade e do Estado com o Grande Hotel possibilitando a participação de toda a comunidade e a divulgação desses eventos para todo o País. Também em 2016, pretende-se lançar o livro que celebra o Centenário de atividades.

 

Contribuições com o projeto – Contato com o Hotel:

Quem quiser colaborar com o projeto de resgate da memória do Grande Hotel Canela e que tiver alguma história para contar, fotografias, recortes e anotações poderão entrar em contato com as produtoras culturais Paula Krause (paulakrause@gmail.com) ou Liliana Reid (lilireid@terra.com.br), ou através do email centenário@grandehotel.com.br ou fone 51 8186-0571. 

Presidente da ACIC, Gino Bazzan, e representantes do Grande Hotel Canela, Paula Krause e José Agnelo Franzen