Canela,

22 de abril de 2024

Anuncie

Dia Mundial da Paz será comemorado amanhã no Parque do Lago

Compartilhe:

Amanhã, dia 25, a Bandeira da Paz será hasteada no Parque do Lago, às 10h30min, em alusão ao Dia Mundial da Paz, instituído no município desde 2003.

Como uma bandeira de oração, a Bandeira da paz, também conhecida como a Cruz Vermelha da Cultura, será erguida com a intenção positiva dos participantes e flameará em todas as direções levando a energia de paz, compaixão e sabedoria aos povos.

O evento é um marco para o movimento em prol da causa que visa à propagação da cultura e da paz, onde quer que a bandeira esteja içada.

Sobre a Bandeira da Paz

A Bandeira da Paz é um dos símbolos mais antigos do mundo. Suas três esferas foram definidas por Nícholas Röerich, criador da Bandeira da Paz e do Pacto de Roerich, como sendo a síntese de todas as artes, ciências e religiões dentro do círculo da cultura. Röerich definiu cultura como o cultivo do potencial criativo no homem e acreditou que alcançar a paz por meio da cultura é um propósito a ser realizado com o esforço positivo da vontade humana.

Nicholas Röerich foi um artista, arqueólogo e escritor mundialmente reconhecido. Criou um tratado internacional, o Pacto de Röerich, que propunha que a Bandeira da Paz flamejasse em todos os monumentos históricos e instituições educacionais, artísticas e científicas para indicar proteção especial e respeito em tempos de guerra e paz. Reconhecia que os tesouros culturais são de valor duradouro para todas as pessoas como patrimônio comum da humanidade.

O Pacto foi apresentado por Röerich em Nova York e em 1929 ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Em 15 de abril de 1935, Franklin D. Roosevelt presidiu a cerimônia máxima na Casa Branca, em Washington DC, na qual vinte países latino-americanos e os Estados Unidos da América firmaram este documento histórico.

Foto: Ricardo Varela