Início Evento Dia Mundial da Paz será comemorado amanhã no Parque do Lago

Dia Mundial da Paz será comemorado amanhã no Parque do Lago

Continua depois da publicidade

Amanhã, dia 25, a Bandeira da Paz será hasteada no Parque do Lago, às 10h30min, em alusão ao Dia Mundial da Paz, instituído no município desde 2003.

Como uma bandeira de oração, a Bandeira da paz, também conhecida como a Cruz Vermelha da Cultura, será erguida com a intenção positiva dos participantes e flameará em todas as direções levando a energia de paz, compaixão e sabedoria aos povos.

O evento é um marco para o movimento em prol da causa que visa à propagação da cultura e da paz, onde quer que a bandeira esteja içada.

Sobre a Bandeira da Paz

A Bandeira da Paz é um dos símbolos mais antigos do mundo. Suas três esferas foram definidas por Nícholas Röerich, criador da Bandeira da Paz e do Pacto de Roerich, como sendo a síntese de todas as artes, ciências e religiões dentro do círculo da cultura. Röerich definiu cultura como o cultivo do potencial criativo no homem e acreditou que alcançar a paz por meio da cultura é um propósito a ser realizado com o esforço positivo da vontade humana.

Nicholas Röerich foi um artista, arqueólogo e escritor mundialmente reconhecido. Criou um tratado internacional, o Pacto de Röerich, que propunha que a Bandeira da Paz flamejasse em todos os monumentos históricos e instituições educacionais, artísticas e científicas para indicar proteção especial e respeito em tempos de guerra e paz. Reconhecia que os tesouros culturais são de valor duradouro para todas as pessoas como patrimônio comum da humanidade.

O Pacto foi apresentado por Röerich em Nova York e em 1929 ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Em 15 de abril de 1935, Franklin D. Roosevelt presidiu a cerimônia máxima na Casa Branca, em Washington DC, na qual vinte países latino-americanos e os Estados Unidos da América firmaram este documento histórico.

Foto: Ricardo Varela