Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Índios querem invadir Floresta do Ibama em Canela

Compartilhe:

Em 2015, Zílio liderava a ocupação da área. Foto: Francisco Rocha

 

Na manhã de hoje, 25, índios Kaingangs chegaram à Floresta Nacional do Ibama, em Canela, com o objetivo de permanecerem acampados na cidade por tempo indeterminado.
Seu líder é Zílio Jagtyg Salvador, kujã-pajé na Aldeia Caingangue da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, local de origem das 27 pessoas que já estão na cidade, formando 17 famílias.
Os indígenas argumentam que a área do Ibama já foi morada de Kaingangs no passado e que historicamente estas terras abrigam índios, havendo inclusive resquícios históricos.
O grupo vem de Nonoai, extremo norte do Estado e aguarda a chegada de mais 29 pessoas neste final de semana. A ideia é morar na área do Ibama e vender artesanato na cidade.
Os responsáveis pela unidade do Ibama em Canela não estão autorizados a abrir os portões, por este motivo, os indígenas só poderão entrar se invadirem a unidade.
Esta não é a primeira vez que kaingangs tentar se fixar na floresta do Ibama em Canela. Outras tentativas aconteceram em 2005 e 2009. Um processo tramita na justiça para determinar se a área em questão é uma reserva indígena.
Maiores informações na edição impressa da próxima quinta.

Fotos: Francisco Rocha